“Pastores” volta a homenagear a tradição de Cortes do Meio e conta já com mais de 20 abrigos

O certame “Pastores – História e Tradição de um Povo”, organizado pela Filarmónica Recreativa Cortense, conta já com mais de 20 inscrições para abrigos (tasquinhas), sendo que as inscrições encontram-se abertas até ao próximo dia 23 de setembro.

A organização explicou, em conferência de imprensa, que se trata da sétima edição do evento, que nas duas edições anteriores sofreu uma adaptação devido à pandemia, nomeadamente com o festival da chanfana em registo take-away.


Com o objetivo que seja um certame “gastronómico e cultural” pretende-se, essencialmente, preservar a tradição da pastorícia, ainda presente em Cortes do Meio, que conta com sete pastores. “É também uma forma de os homenagear”, frisa o presidente da Filarmónica Recreativa Cortense, Alexandre Barata.

O evento decorre entre 30 de setembro e 2 de outubro, em Cortes do Meio, com os habituais abrigos com destaque para a gastronomia, artesanato e produtos regionais.

Ao longo dos três dias haverá também animação de rua, contando com a presença de três bandas filarmónicas, exposição de gado e o festival da chanfana.

Na edição anterior à pandemia, em 2019, o desfile dos chocalhos foi considerado um dos momentos altos do certame e Alexandre Barata refere que será também um dos destaques desta edição.

O presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, Jorge Viegas, afirma que esta é uma iniciativa que além de ser “virada para a população, sendo que grande parte dos abrigos são de proprietários da freguesia, e do grande envolvimento com a comunidade local, o evento visa também dar a conhecer Cortes do Meio e a sua história”.

“Pastores” conta ainda com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e, segundo o vereador José Oliveira, é deste tipo de iniciativas e união que se “tem dados passos muito importantes no desenvolvimento destes territórios”.