Aluna licenciada em Design de Moda na UBI selecionada pela ModaLisboa

Maria Duque, licenciada no curso de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI), foi selecionada para o concurso “Sangue Novo” pela associação ModaLisboa. A ex-aluna formou-se em 2020/21 e, segundo a página da instituição, tem vindo a dedicar-se à consolidação de uma marca própria, a “Molly98”, que vai agora participar na competição para jovens designers.

O concurso selecionou dez jovens designers, com o objetivo de “estimular e capacitar a criatividade e produção em moda”, num projeto que, de acordo com a ModaLisboa, é de “defesa da transdisciplinaridade e da experimentação de novos caminhos, não só de design, mas de modelos de negócio”.


Maria Duque irá apresentar produções que utilizam materiais já existentes, na sequência da aposta que faz como Molly98, assente em princípios como a economia circular, desperdício zero e consumo consciente. Segundo o site do concurso, a coleção inspira-se nos ambientes e comportamentos mais populares em Portugal, uma visão “jovem, moderna e carismática, de certa forma uma sátira à aldeia onde cresceu e da qual tem tanto orgulho”.

A diretora do curso de 1º Ciclo em Design de Moda, Rafaela Norogrando, mostra-se “satisfeita” com o sucesso da diplomada, justificando que a aluna fez parte do conjunto de estudantes que “tiveram as maiores dificuldades na formação devido à pandemia e isso exigiu muito dos professores e dos alunos”.

As coleções que irão participar no “Sangue Novo” serão apresentadas ao júri no dia 7 de outubro, na Lisboa Social Mitra, às 18:00. Durante o evento, o júri irá dar a conhecer os cinco finalistas que receberão o prémio “ModaLisboa x Seasid” e que competirão, em março de 2023, pelos prémios “IED – Istituto Europeo di Design Milano”, “Tintex Textiles” e “Showpress”.