Residências universitárias: “Este é o maior investimento das últimas décadas”

Na sequência dos contratos de financiamento para a reabilitação e construção de residências universitárias na Covilhã, decorreu, esta manhã, uma visita às residências localizadas junto ao Polo I da Universidade da Beira Interior (UBI).

Nuno Fazenda, deputado do PS na Assembleia da República, realçou, em declarações à RCC, que este investimento “é o maior das últimas décadas para a valorização das residências universitárias da UBI”, acrescentando que “permite atrair alunos e proporcionar alojamento com dignidade, qualidade e com custos acessíveis”.


Durante a visita, o deputado explicou que a mesma “visa estar em proximidade com as instituições e de contactar, no terreno e em concreto, com os investimentos que estão a ser feitos”.

Mário Raposo, reitor da UBI, revelou que “uma das maiores preocupações é o aumento dos custos de construção, devido à inflação”, esperando, no entanto, que “seja feita uma análise, por parte da tutela, e exista algum apoio”.

Neste momento, as residências têm cerca de 800 camas, número que “no passado se revelou suficiente”, afirmou Mário Raposo, adiantando que vão ser criadas mais 24 camas, no âmbito da recuperação da cantina do Boavista, que está localizada no centro da cidade.

Numa última nota, o reitor da instituição realçou que a obra “tem de estar concluída até ao final de 2025”, acrescentando ainda que as obras na residência nº 3 “estão em fase de conclusão e que, dentro de dois meses, estará pronta para receber alunos”.

Recorde-se que o contrato se trata de um investimento total que ronda os quatro milhões de euros (sem IVA), com um financiamento aprovado de cerca três milhões e quatrocentos mil euros, “que lhe permitirá aumentar a oferta de alojamento de elevada qualidade, para os seus estudantes”.