Livro de José António Pinho “conta a verdadeira história das coletividades”

Na sequência da sessão de apresentação do livro “Sim, Nós Lutámos!”, de José António Pinho, o vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã e vereador com pelouro na Proteção Civil, José Armando Serra dos Reis, deixou um agradecimento ao escritor “pelo contributo que dá à história e memória da Covilhã e dos covilhanenses”, realçando ainda que “a Covilhã nunca virou as costas à luta” e que tal “deve ser reconhecido”.

A apresentação do autor esteve a cargo de Fernando Paulouro, jornalista e antigo diretor do Jornal do Fundão, que destacou “a importância dos cafés, naquela época, como impulsionadores das revoluções, determinados movimentos, debates e organização partidária”, tornando-se um “marco importante na cultura portuguesa”.


Durante o seu discurso, realçou a “belíssima homenagem que José António Pinho faz às mulheres”, referenciado a sua companheira, “que teve um papel extremamente exemplar na sociedade”.

“Uma das coisas mais importantes, para mim, era o som dos teares e o som das ribeiras, que tiveram uma função preponderante na indústria covilhanense”, concluiu o jornalista, vincando “a forma como esses elementos são retratados no livro”.

Na sessão de apresentação do seu livro, José António Pinho deixou como destaque “a mensagem de amor e esperança que conta a história de homens e mulheres operários e os seus direitos à greve e à luta”.

Em última nota, o escritor afirmou que o livro “conta aquilo que é a verdadeira história das coletividades e o respeito que há pela diferença”, frisando que “sem respeito pelos outros, não há uma liberdade efetiva”.

A sessão contou com as intervenções de Serra dos Reis, Fernando Paulouro e José António Pinho, sendo que a animação musical esteve a cargo de António Duarte e Vera Silva.

A apresentação do livro “Sim, Nós Lutámos!” teve lugar ontem, dia 26, no Salão Nobre dos Passos do Concelho.