2º encontro Covilhã Social: “Investir em Saúde Pública é apostar no Desenvolvimento Local”

Apostar em políticas que promovam a saúde publica é apostar em desenvolvimento local, foi a ideia deixada por Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da ação social e saúde na Câmara Municipal da Covilhã, na abertura do 2º Encontro Covilhã Social, que decorre ao longo do dia de hoje.

A vereadora justifica o tema escolhido – Saúde Pública e Desenvolvimento Local – com a interligação que um deve ter com o outro, vincando que “investir em promoção de saúde pública é investir em desenvolvimento local”.


Defende que “é fundamental que municípios, entidades culturais, militares e sociais se possam aliar às entidades e profissionais de saúde em projetos e intervenções que promovam mais saúde pública”, disse

Uma interligação que deve ser reforçada com as novas competências que os municípios assumem na área da saúde, defendeu ainda a vereadora.

“As novas competências na área da saúde e social não implicam que o município tenha Know-how, tenha especialização na área da saúde, não o consideramos, consideramos sim que devemos alargar a nossa articulação e integração com outras entidades, nomeadamente as de saúde e sociais”, afirmou a autarca, defendendo que ao município cabe a missão da “mediação, facilitação, integração e articulação”, vincou.

O diretor executivo do ACES Cova da Beira, Manuel Geraldes, sublinhou a importância destas parcerias e destes encontros, tanto para a área da saúde como para a social.

Tendo em linha de conta o envelhecimento da população da região, afirma que esta “é uma temática pertinente” quando se pretende um envelhecimento ativo”.

O responsável sublinha que o ACES Cova da Beira pretende “reforçar e consolidar o modelo direcionado aos cuidados de proximidade e garante da equidade, tendo os profissionais de saúde um papel preponderante ao prestarem cuidados de saúde personalizados ao individuo e à família”, e “na intervenção comunitária que presta”, estando representado em todo o ciclo de vida do individuo, desde os cuidados continuados, passando pelos cuidados na infância, na prevenção da violência, na CPCJ, na intervenção comunitária e diversos grupos de riscos, descreveu.

Na sessão de abertura do encontro, que decorre ao longo de todo o dia no Salão Nobre dos Paços do Concelho, participou, também, Amélia Augusto, vice-reitora da UBI, que considerou o tema escolhido “feliz”, vincando que o desenvolvimento local “implica pensar o social”, para “tomar decisões que nos aproximem do modelo de desenvolvimento que defendemos para este território”.

Afirma que nesta área a UBI “assume a responsabilidade social para com o território”, sublinhando que, para além das funções de produção de conhecimento científico e de formação, fomenta a “ligação à sociedade por meio da transferência de conhecimento” e de “múltiplas parcerias”, entre elas as inúmeras que detém com a autarquia, em particular na área social, disse.

Referir que neste encontro está ainda prevista uma homenagem a Henriqueta Forte, coordenadora da Unidade de Saúde Pública do ACES Cova da Beira que recentemente se aposentou.

Regina Gouveia, na sessão de abertura, destacou o seu papel durante o combate à pandemia.

“Ela representa para nós, porque ficará durante muito tempo, a inspiração do que deve ser um responsável nesta área. Sempre encarou o seu papel, muito para além do dever profissional. Deu tudo de si”, afirmou.