Torneio Internacional de Boxe na Covilhã com 172 atletas e 32 equipas nacionais e internacionais

A Covilhã vai ser palco do 1º Torneio Internacional de Boxe, que irá contar com 172 atletas, 32 equipas de Portugal, França, Polónia e Espanha e 12 combates femininos, avançou José Alçada, coordenador da secção de boxe no Oriental de S. Martinho, na conferência de imprensa de apresentação do torneio.

O coordenador revelou que a realização deste projeto “é um sonho tornado realidade”, sublinhando que “é um evento importante para a cidade”, uma vez que permite “divulgar o clube, não só em Portugal, como também a nível internacional”.


José Alçada referiu, ainda, a falta de apoios como um entrave ao crescimento do evento, acrescentando que, “se não tivesse negado inscrições, o torneio contava com 234 atletas”.

Nas categorias de idades, José Alçada adiantou que irá haver um combate de exibição dos infantis, que será a abertura do torneio, a categoria “school boys”, com idades compreendidas entre os 13 e os 14 anos, os cadetes, entre os 15 e 16 anos, e os juniores, com 17 e 18 anos. A partir desta faixa etária, existem os seniores e seniores elite, que são atletas com mais de dez combates e que não utilizam capacete.

Em última nota, o coordenador do projeto frisou “a necessidade de combater o estigma do boxe como um desporto violento”, salientando que é “uma modalidade olímpica e tem uma regra de segurança muito apertada”.

Com um orçamento de 13 mil euros para a realização do torneio, José Alçada sublinhou, ainda, a importância dos apoios de várias empresas do concelho.

José Miguel Oliveira, vereador na Câmara Municipal da Covilhã, realçou que o município “fez o que teve de fazer, que é estar ao lado das suas coletividades e associações e dar-lhes condições para que possam criar grandes eventos”.

Abel Cardoso, representante da União das Freguesias de Covilhã e Canhoso, adiantou que os prémios são oferta da UF e que projeto “tem o apoio total” da união de freguesias.

Francisco Mota, presidente da direção do Oriental de S. Martinho, revelou que foi José Alçada quem “lançou este desafio ao Oriental”, acrescentando, ainda, que a sede “logo acolheu esta iniciativa com bom grado” devido ao que “modalidade tem conquistado e onde tem levado o nome do Oriental de S. Martinho”.

O 1º Torneio Internacional de Boxe irá decorrer nos dias 15 e 16 de outubro, no âmbito das comemorações do dia 20, aniversário de elevação da cidade.