“Cinema de emergência e de impacto” em foco no Festival de Cinema Ambiental de Seia

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 08 a 15 de outubro, vai decorrer sob o signo do “cinema de emergência e de impacto”, refere a organização.

“Ao chegar à 28.ª edição, o CineEco traz-nos à programação o denominado «cinema de emergência e de impacto», o melhor da produção nacional e internacional, com enfoque nos grandes fenómenos climáticos que assolam o mundo”, destaca a organização em nota de imprensa.


“Cinema de impacto”, porque “cria, no espetador, estímulos para a mudança de hábitos face às preocupações do mundo moderno, na medida em que todos devem fazer parte da solução”, é ainda explicado.

“A Fábrica das Pandemias”, da francesa Marie-Monique Robin, é um dos destaques, sendo um documentário “onde se pode seguir a comediante francesa Juliette Binoche através de quatro continentes, para se encontrar com ‘ecologistas de doenças’, que estudam as relações entre as modificações causadas ao ambiente e o aparecimento de doenças infeciosas”.

“A Última Floresta”, de Luiz Bolognesi, e “A Serra do Roncador ao Poente”, de Armando Lacerda, são dois documentários brasileiros “que mergulham em universos de comunidades indígenas da Amazónia e trazem à reflexão problemáticas marcantes deste período de crise política, social e ambiental que se vive no Brasil”.

Na competição de 11 longas-metragens internacionais destaca-se “EO”, do veterano polaco Jerzy Skolimowski, “um filme para se ver o mundo pelos olhos de um burro, numa fábula cinematográfica, que vagueia entre o real e a ficção, feito sobretudo para defender os direitos dos animais, contra o politicamente correto”.

A programação das competições conta, ainda, com 26 curtas-metragens internacionais e 11 séries e reportagens de TV.

Na competição de língua portuguesa há espaço para quatro longas-metragens, 13 curtas e cinco curtas do Panorama Regional.

O festival encerra com a sessão extracompetição “Fogo Fátuo”, de João Pedro Rodrigues.

Organizado pelo município de Seia ininterruptamente desde 1995, o CineEco tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas.