Covilhã: Caminhada pela prevenção do cancro da mama contou com mais de 1000 participantes

Mais de 1000 pessoas aceitaram o desafio do movimento “Vencer e Viver”, que pretende chamar a atenção para a prevenção do cancro da mama através da caminhada “Pequenos Passos Grandes Gestos”.

A 12ª edição da iniciativa decorreu ontem, dia 15, e, segundo Rosa Maria, responsável do movimento “Vencer e Viver” na Covilhã, a morte por cancro da mama “ainda é um assunto tabu”, o que torna estas ações de sensibilização “muito importantes”.  


Rosa Maria realçou que “fazer o rastreio é essencial”, acrescentando ainda que, “desde que haja prevenção, o cancro da mama tem cura”.

Depois de a sala de atendimento às utentes com cancro da mama ter estado encerrada durante dois anos, devido à pandemia, a responsável pelo movimento afirmou que “é bom estar de volta” e que, desde que o serviço reabriu, no dia 21 de junho, até dia 11 de outubro, receberam 49 utentes.

Em última nota, Rosa Maria sublinhou que o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) tem um protocolo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), através do qual é possível que “as utentes que necessitarem de intervenção tenham direito a uma prótese mamária”.

Quanto à taxa de incidência do cancro da mama, fonte da organização adiantou que, em 2020, a região da Cova da Beira teve 6 mil novos casos, sendo que “a taxa de sobrevivência ronda os 90%, se os mesmos forem detetados precocemente”.

A caminhada decorreu ontem, às 15:00, com partida do Jardim Público e chegada ao Jardim das Artes.