Pedro Bernardo eleito presidente da AUBI. Lista B vai impugnar as eleições

A lista A venceu as eleições para a Associação de Antigos Alunos da Universidade da Beira Interior (AUBI). Eleições que a lista B vai impugnar, avançou Vítor Nave, no final, aos jornalistas. 

A assembleia geral eleitoral decorreu ontem à tarde, e dos 109 associados que se dirigiram às urnas, 66 votaram na lista A para a mesa da assembleia geral e conselho fiscal e 67 para a direção, registando-se aqui um voto em branco.  


A contestação ao ato eleitoral aconteceu logo no início da assembleia. Elementos da lista B avançaram que o processo eleitoral tinha “anomalias”, nomeadamente que havia associados que estatutariamente ainda não tinham direito a eleger nem ser eleitos, dado o curto período de sócios, razão que levou a decidirem-se pela impugnação do ato eleitoral. 

“Foi logo dito que não estávamos de acordo, nem com alguns procedimentos que foram tomados pela outra lista, nem com a leitura dos estatutos, nomeadamente no que concerne à parte da votação”, disse Júlio Nave, líder da Lista B, frisando que, “face às anomalias detetadas, vamos impugnar”, destacando ainda que “este é um processo que foi mal conduzido desde o princípio”. 

Sobre este processo o presidente eleito, Pedro Bernardo, diz-se “tranquilo e sereno”. 

“Havendo um pedido de impugnação das eleições a Mesa terá que tomar alguma providência. A democracia tem destas coisas – a serenidade e a verdade dos votos – e temos que estar tranquilos”, disse. 

Avança também que tem “outra leitura” dos estatutos, frisando que, na sua génese, estes “querem a participação dos antigos alunos” e “a leitura de outro tipo de artigos, que não é também a correta, não serve o propósito da participação de antigos alunos, o que para nós é o mais importante”, realçou. 

Aumentar o número de associados, “chegando a todos os que fazem parte do passado, para fazer parte da vida ativa no presente e assim preparar o futuro”, é o objetivo da lista vencedora, elencou Pedro Bernardo, reconhecendo que este é um “objetivo ambicioso”. Realça ainda que estão em preparação “novos projetos e novas atividades”. 

Pedro Bernardo enaltece a “enorme participação” dos associados neste ato eleitoral, vincando que, pela primeira vez, votaram mais de 100 associados, o que considerou “histórico para a associação”. 

Recordar que para a direção da AUBI foi eleito Pedro Bernardo, para presidir ao conselho fiscal Jorge Jacinto e para presidir à mesa da assembleia geral Alexandre Soares