Covilhanenses João Casteleiro e Mário Tarouca entre os oradores do TEDxCovilhã

A tecnológica Latitudde – Digital Enablers, que tem como fundador o covilhanense João Casteleiro, a plataforma Framedrop fundada pelo covilhanense Mário Tarouca, o Partido Livre e Andy Living são mais quatro organizações representadas no TEDxCovilhã 2022, que vai decorrer a 30 de novembro.

João Casteleiro, Mário Tarouca, Rui Tavares e Pedro Antunes são os quatro profissionais que trarão “para a mesa temas importantes para a nossa sociedade de hoje”, revela a organização em nota de imprensa.


João Casteleiro – Founder e CEO Latitudde – natural da Covilhã, teve um percurso sempre ligado à inovação, tecnologia e empreendedorismo. Após passagens pela Altran, PT e Bee Engineering, em 2015 lança a Readiness IT, como co-fundador. Em 2021 funda e torna-se CEO da Latitudde. Ambas as empresas se destacam pela sua capacidade de atuação mundial, tendo como “base” o interior do país.

Mário Tarouca – Founder Framedrop.co – é natural da Covilhã, licenciou-se em Gestão de Empresas pela Universidade de Coimbra, sendo que posteriormente fez parte do Conselho Executivo da Confederação Europeia de Júnior Empresas (JE Europe) em Bruxelas. Após o seu regresso a Portugal, constituiu a Equipa de Vendas na Landing.jobs e, paralelamente, geriu vários apartamentos de aluguer de curta duração em Lisboa. Esta experiência levou-o a lançar a sua própria empresa, Breadfast. Após 2 anos, Mário vendeu o Breadfast à EatTasty, onde foi Chefe de Crescimento durante 3 anos. Em maio de 2022, decidiu juntar-se ao seu co-fundador e lançar Framedrop – uma plataforma de monetização off-stream para live-streamers.

Rui Tavares – Historiador e Deputado Eleito pelo Partido Livre – nasceu em Lisboa, em 1972, tendo passado grande parte da sua infância na Arrifana, uma aldeia do Ribatejo. Licenciou-se em História e História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa. É Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, investigador associado no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE/IUL e membro integrado do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Foi cronista do jornal Público durante mais de uma década, e publicou vários livros, sobretudo de não-ficção, sobre temas históricos ou políticos. Iniciou a sua atividade política como deputado no Parlamento Europeu entre 2009 e em 2022 foi eleito, pelo partido LIVRE, deputado à Assembleia da República.

Pedro Antunes – Co-Founder Andy Living – Pedro Antunes é um investidor e empreendedor português. Tem experiência em vários sectores, como FMCG, Consultoria, Media, Biotecnologia e Imobiliário. Com cerca de 20 anos de experiência no mercado português, já desenvolveu vários projetos, inclusive uma rede de residências para estudantes, como a Andy Living, e vários projetos residenciais e turísticos. Pedro Antunes tem uma Licenciatura pré -bolonha em Gestão pela NovaSBE e um MBA do INDEG/Columbia University (NY).