Fundão implementa projeto piloto para análise da qualidade do ar nas habitações

O Município do Fundão tem em curso um projeto piloto que pretende analisar a qualidade do ar das habitações localizadas em freguesias do concelho, foi anunciado.

Depois da avaliação o projeto irá permitir tomar decisões vitais para melhorar as condições de vida dos seus habitantes, é descrito em nota de imprensa.


No documento o município esclarece que a iniciativa, denominada Home Data 4 Better Life, está inserida no projeto europeu IoTXchange.

Especifica que a ideia partiu da Universidade da Beira Interior e visa a “implementação de um sistema de monitorização remota”.

“O protótipo, desenvolvido por estudantes do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, contém sensores que permitem medir a temperatura, a humidade, o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o gás radão, uma das principais causas do cancro do pulmão”, explica o documento.

O projeto piloto está dividido em duas fases. Na primeira, iniciada em maio de 2022, os dispositivos foram colocados nas casas e os dados enviados em tempo real para posteriormente serem analisados. Na segunda fase, que terá início durante o mês de outubro, será acrescentado um módulo de comunicação com a rede LoRa (instalada em todo o concelho do Fundão), bem como novos sensores, nomeadamente o CO (monóxido de carbono) e o gás radão, prevendo-se a extensão do projeto piloto a mais habitações.