Incêndios: Vítor Pereira aponta “falta de ordenamento florestal”

No debate da 3ª edição das Jornadas do Interior, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, afirmou que, entre as várias questões do incêndio da Serra da Estrela, uma das mais relevantes diz respeito à “falta de ordenamento florestal”, sobretudo relativamente ao arranjo espacial dos combustíveis. O autarca elencou também como necessidades criar mais acessos e mais pontos de água.

Acrescentou a importância de os autarcas da região estarem de acordo no que é “essencial” sobre a revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), tema sobre o qual os presidentes dos municípios afetados pelo incêndio da Serra da Estrela debateram.


O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, aponta que gostaria que o PNSE tivesse uma floresta autóctone e natural, que, paralelamente, atraísse pessoas e turismo.

Flávio Massano tece algumas críticas sobre o modelo de gestão do PNSE, sobretudo quanto ao desaparecimento de pessoas que vigiem e protejam a floresta, aproveitando para apelar ao Governo para que repense sobre a necessidade dos guardas florestais, nomeadamente neste território.

Luís Tadeu, presidente da Câmara Municipal de Gouveia, apontou a prioridade de “os trabalhos, que são urgentes de realizar, arranquem rapidamente antes do Inverno começar, caso contrário, vamos ter problemas acrescidos, como aconteceu em Manteigas com as chuvas intensas”, explica.

Segundo o também presidente da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), o Programa de Revitalização do PNSE é algo que ainda não está a ser trabalhado, mas que vai ser delineado. “Neste momento, a par dos apoios e compensações dadas aos empresários dos diferentes setores para minimizar os prejuízos, a CIMBSE vai avançar com campanhas de dinamização”, acrescentou.

Já o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, refere que se encontram no final das negociações com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). “Esperemos que nos próximos dias tudo isso fique estabilizado, bem como todas aquelas medidas que foram bem vertidas na Resolução de Conselho de Ministros”, frisa o autarca.

A 3ª edição das Jornadas do Interior, que tiveram lugar no passado sábado, foram organizadas pelo Jornal do Fundão para debater e pensar sobre o futuro da Serra da Estrela após os incêndios deste ano, que devastaram 28 mil hectares da área protegida do PNSE.