RUDE apoia agricultores afetados pelos incêndios

A RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural – criou um serviço de apoio gratuito para a elaboração de candidaturas, com o objetivo de “auxiliar diretamente todos os produtores que viram as suas explorações agrícolas e pecuárias afetadas pelos incêndios e, consequentemente, o seu rendimento”.

A medida insere-se na operação de Restabelecimento do Potencial Produtivo, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), e visa “apoiar a reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas pelo conjunto de incêndios rurais ocorridos nos meses de julho e agosto”, pode ler-se em nota de imprensa.


De acordo com o documento enviado à RCC, são elegíveis para este apoio, no valor global de 30 milhões de euros, “as explorações que tenham registado danos que ultrapassem 30% do seu potencial agrícola, tendo em conta animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola”.

O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável e os níveis de apoio a conceder às operações elegíveis dividem-se em vários escalões, podendo chegar aos 100%.

A associação refere, ainda, que está “ciente das dificuldades que o processo de candidaturas possa representar para alguns produtores”, promovendo, neste sentido, sessões de informação sobre estas candidaturas e reuniões de acompanhamento.

O período de candidaturas decorre até dia 22 de novembro e os interessados podem contactar diretamente a associação através do contacto telefónico 275 313 016.

Recorde-se que a RUDE é a entidade gestora da aplicação dos fundos europeus, no âmbito do programa LEADER/DLBC na Cova da Beira.