UBI lidera projeto transfronteiriço para a transferência de conhecimento

O projeto INESPO Plus – Boas Práticas de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa da Região Centro de Portugal e Castilla y León (Espanha) arrancou, oficialmente, dia 16 de setembro, através da realização do “kick off meeting” na Universidade da Beira Interior (UBI).

Este projeto tem, como objetivos gerais, “a capitalização dos resultados da última edição do INESPO III, que decorreu entre 2017 e 2019, procurando incrementar o seu impacto transfronteiriço, por via da cooperação”, pode ler-se em nota de imprensa.


De acordo com o mesmo documento, o projeto assenta na realização de uma só atividade principal, concentrando três ações concretas: capitalização das principais ações da última edição do projeto (Prototransfer – concurso de protótipos e CEBT Ibérico – Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica); realização de Workshops Transfronteiriços Universidade-Empresa de temas prioritários na agenda do POCTEP 2021-2027; e organização de uma Mostra Tecnológica Transfronteiriça, com o intuito de promover a transferência para o mercado das tecnologias apoiadas.

O projeto apresenta uma dotação global de 296.041,41 euros, sendo que, para a UBI, o valor é de 61.754,88 euros.

A equipa de gestão do projeto conta com a coordenadora geral, Maria José Madeira, do Departamento de Gestão e Economia, e Edgar Nave, do Gabinete de Empreendedorismo, Saídas Profissionais e Alumni.

Além da UBI, o projeto tem, como beneficiários, a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Aveiro (UA) e, em Espanha, a Fundación General de la Universidad de Salamanca (FGUSAL), a Fundación General de la Universidad de Valladolid (FGUVA), a Fundación General de la Universidad de León (FGULEM) e a Universidad Pontifícia de Salamanca (UPSA).

O INESPO Plus tem como data de término junho de 2023 e insere-se na 6ª convocatória do Programa Interreg España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.