“Sim, Nós Lutámos!” de José António Pinho apresentado hoje na Covilhã

Tem lugar hoje, às 17:00, a sessão de apresentação do livro “Sim, Nós Lutámos!”, de José António Pinho, que decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A apresentação do autor vai estar a cargo de Fernando Paulouro, jornalista e antigo diretor do Jornal do Fundão. Na sessão irão intervir Regina Gouveia, vereadora da cultura na Câmara Municipal da Covilhã e o próprio autor.


A animação musical estará a cargo do duo António Duarte e Vera Silva.

“Hoje, à distância do tempo, a geração depois de Abril abrirá certamente os olhos de espanto ao ouvir contar o que foi nesta cidade a coragem de comemorar o 1.º de Maio e a repressão afluente que esse gesto desencadeava”. É partindo deste microcosmos que José António Pinho conta a sua história envolvendo nela o rigor topográfico das ruas e dos lugares (os cafés) de onde emergem rostos, descreve a sinopse da Obra.

Fala sobre a organização elementar do combate imediato, as células da resistência, as prisões e a Pide, as greves e as lutas mais gerais da oposição ao regime, com destaque para o registo da manifestação a Humberto Delgado, na sua passagem pela Covilhã. “Um fio de tempo até à madrugada libertadora do 25 de Abril e aos dias de hoje”.