UBI entre as instituições que vão preparar o Programa de Revitalização da Serra da Estrela

A Universidade da Beira Interior (UBI), integra o grupo de trabalho que vai preparar o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela (PRPNSE).

A Resolução do Conselho de Ministros, que entrou em vigor dia 28, inclui “diversas linhas de apoio e define o grupo de trabalho do plano integrado que pretende promover o desenvolvimento económico e social da região”, pode ler-se em nota de imprensa.


De acordo com o texto publicado no Diário da República, o PRPNSE “constitui-se como um Programa Integrado de Desenvolvimento Regional do Território, com foco em diferentes domínios temáticos, identificando medidas e projetos a implementar no curto e médio prazo, que deverão promover o desenvolvimento sustentável da região, a recuperação e revitalização do seu património natural e biodiversidade, a inovação e o investimento para a revitalização dos setores produtivos e diversificação da base económica da região”.

A medida foi implementada na sequência dos incêndios florestais deste verão, que atingiram diversos concelhos da região.

Para além da UBI, do grupo de trabalho fazem parte o Instituto Politécnico da Guarda, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM), os Laboratórios Colaborativos Forestwise e MORE, a Associação Geopark Estrela e Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), nomeadamente pelos municípios de Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.