Verdelhos: Visita de campo “Estratégias de Gestão de Pinhal” com mais de 50 participantes

O Centro PINUS e o Centro de Competências do Pinheiro-Bravo organizaram, hoje, uma visita de campo sobre estratégias de gestão de pinhal, em Verdelhos e Famalicão da Serra.

A diretora executiva do Centro PINUS, Susana Carneiro, frisa, em declarações à RCC, que o número de inscrições foi muito significativo, sendo que, normalmente, estas ações realizam-se com grupos de 20 a 30 participantes, “mas o interesse foi tão grande que reunimos mais de 50 pessoas, com uma diversidade muito interessante”, acrescenta.


A visita centrou-se sobretudo em dois baldios, “parcialmente afetados pelos incêndios que percorreram a Serra da Estrela este verão, em que já estão a ser implementadas medidas com o objetivo de reforçar a resiliência do pinhal”, pode ler-se em nota de imprensa.

A iniciativa visa a troca de conhecimentos com técnicos florestais e é, também, uma forma de “dinamismo da comunidade local”, pretendendo ainda “inspirar outras comunidades a seguir o exemplo de Verdelhos”, explica Susana Carneiro.

Acrescenta que estiveram também presentes presidentes de juntas de freguesias e dos conselhos diretivos de baldios, “que fazem toda a diferença na importância que dão à floresta e na forma como dinamizam a sua gestão”.

O presidente do conselho diretivo do Baldio de Verdelhos, David Martins, destaca que estas visitas têm a mais-valia de mostrarem o modelo de gestão pós incêndio, bem como para se pensar em conjunto sobre o trabalho futuro.

A iniciativa contou com o apoio do Centro de Competências do Pinheiro-Bravo, do Baldio de Verdelhos, da FlorestGal, e da Baldi – Federação Nacional dos Baldios.