Câmara de Gouveia cria “Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira”

A assinatura do contrato para execução da empreitada de reabilitação da Villa Josephine, em Melo, teve lugar no dia 7. A empreitada de reabilitação tem um investimento de mais de 500 mil euros com um prazo de execução estimado de 240 dias.

“Inspirada na Casa Amarela do romance Para Sempre e Cartas a Sandra, a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira será um espaço dinâmico, dedicado à vida e à arte literária do autor de Manhã Submersa”, descreve o município


Apesar de incluir uma componente museológica, o principal foco da Casa para Sempre – Vergílio Ferreira incidirá na “criação de experiências que tornem a sua escrita e pensamento relevantes para o visitante, tentando comprometê-lo com aquele lugar de forma emocional”.

“A criação da Casa para Sempre- Vergílio Ferreira integra a valorização e a qualificação de um património cultural, intangível e tangível, do Concelho de Gouveia. O espaço não só terá por missão promover e divulgar a obra literária de um grande escritor de língua portuguesa, Vergílio Ferreira, mas também a sua aldeia (com as suas tradições e costumes enraizados nesta região da Beira Alta), em conjunto com a montanha que daí se avista, enquanto centro da escrita ficcional vergiliana”, vinca ainda a Câmara Municipal de Gouveia.

A par do lançamento da obra de requalificação da casa de Vergílio Ferreira, o Município de Gouveia realiza nos dias 28, 29 e 30 de outubro a 1º edição do Festival Literário “Em nome da Terra” que decorre em Melo, “um evento de celebração da palavra e da literatura”.