UBI: Alunos competem em concurso europeu de foguetes

Uma equipa de alunos da Universidade da Beira Interior (UBI) vai participar no European Rocketry Challenge (EuRoC), na categoria de SRAD-S3, que “desafia os participantes a desenvolver o seu próprio motor e propelente, que transportará um veículo até aos três mil metros de altitude”, pode ler-se em nota de imprensa.

A formação, composta maioritariamente por alunos de Engenharia Aeronáutica, tem a designação de Fénix Rocket Team e desenvolveu um foguete, com cerca de dois metros de altura, movido a combustível sólido.


A bordo do foguete irá, ainda, um nano satélite com dimensões 10x10x10cm, desenvolvido por alunos da Universidade de Coimbra.

Segundo a instituição, a equipa de alunos “ambiciona ser a segunda formação portuguesa a lançar e a primeira a recuperar totalmente o seu veículo, um feito conseguido na última edição apenas por duas das equipas”.

“Sendo esta a primeira participação da equipa num evento deste calibre, o objetivo passa por procurar o melhor desempenho possível, tendo ainda muito a aprender com as formações mais experientes e melhor orçamentadas, de forma a continuar a desenvolver o sector espacial em Portugal e, em particular, na Universidade da Beira Interior, dinamizando e trazendo mais projetos para o Spacelab”, realçou Jeremy Silva, membro da equipa, acrescentando que se pretende mostrar que “a UBI se mantém no topo, em Portugal, no que toca à investigação e desenvolvimento espacial”.

O projeto está incorporado numa das áreas temáticas do Spacelab, o primeiro laboratório de investigação espacial da UBI, que se situa na Faculdade de Engenharia. Criado em 2020, visa “fortalecer competências na área do Espaço, por meio da pesquisa, educação e cultura científica, tendo os seus membros participado já em vários congressos e sido distinguidos com vários prémios”, salientou a UBI no documento enviado à RCC.

A participação no EuRoC garante aos alunos da UBI “uma experiência prática, totalmente diferente da que é obtida nas unidades curriculares, assim como o entendimento de como funciona um projeto espacial nas empresas e agências internacionais, bem como os standards necessários à boa implementação de boas práticas nestes projetos”, referiu, ainda, Jeremy Silva, concluindo que, além disto, “ganham ainda competências interpessoais, bastante valorizadas no mercado de trabalho”.

A competição terá lugar em Ponte de Sôr e Santarém e decorre entre amanhã, dia 11, e dia 18.

A organização é da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.