ACAPO desafia a sentir as “dificuldades de quem tem deficiência visual”

A Associação de Cegos e Ambliopes de Portugal esteve na Covilhã, esta sexta-feira, 18, para divulgar a instituição e sensibilizar a comunidade para as dificuldades de “todos os que têm deficiência visual”, desafiando o público a vendar os olhos e circular pelo centro da cidade e pelo Serra Shopping.

Sofia Lourenço, diretora técnica da ACAPO, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, explica que que esta é uma associação certificada, que ajuda os portadores desta dificuldade em todo o país, e com gabinete também na Covilhã, e que decidiram vir ao terreno mostrar-se e ao mesmo tempo, “sensibilizar a comunidade para as questões da deficiência visual”.


Ao longo da manhã no Pelourinho, e durante a tarde no Serra Shopping, os técnicos da associação entregaram bengalas e vendas ao público, desfiando-o a realizar pequenas tarefas. “Uma forma de sentirem na pela as dificuldades”, reforçou Sofia Lourenço, que viu com bons olhos a “boa adesão, em especial dos jovens”.

Entre os “muitos obstáculos” detetados, refere por exemplo, os automóveis mal-estacionados, em cima de passadeiras e dos passeios, que podem ser “fator de desorientação para um invisual, uma vez que no dia-a-dia circulam ali livremente e que depois se deparam com o obstáculo”.

No centro comercial, tudo o que seja diferente na circulação, como por exemplo mesas, ou barraquinhas ali colocadas, podem ter o mesmo efeito, descreve a técnica.

Para além desta atividade, a instituição promoveu ainda um jantar “às escuras” para que a comunidade sinta “as dificuldades em realizar tarefas tão simples como essa”.

Sofia Lourenço refere ainda que neste campo “há ainda muito a fazer, porque a comunidade ainda não está muito desperta para esta realidade”, disse.