A aldeia do Açor, na freguesia do Castelejo (Fundão), recebe no fim de semana o evento gastronómico e cultural “Mostra de Artes e Sabores da Maúnça”.
Trata-se da 23ª edição do evento que tem organização da Câmara Municipal do Fundão e Associação Cultural e Recreativa do Rancho “Os Pastores do Açor”, e que pretende celebrar “a chegada da castanha, num evento que apela aos sentidos e à tradição, valorizando a gastronomia, as tradições e o artesanato local”, explica a organização.
Os maranhos, os “miaus” (bolos típicos), o coelho em azeite, a chanfana, o feijão com couve, são alguns dos pratos típicos que “fazem deste festival gastronómico um evento único, onde, ao calor das lareiras, as pessoas se reúnem e podem provar a aguardente de medronho ou o pão acabado de fazer no forno comunitário”.
A iniciativa começa no sábado, às 11:00, com animação ao logo de todo o dia. No domingo começa às 08:30 com a caminhada Rota da Maúnça (início Santa Luzia – Castelejo), encerrando cerca das 16:00 com um magusto tradicional.