Artista tortosendense Telmo Guerra “talha” José Saramago e quer oferecer obra à sua Fundação

Telmo Guerra, artista natural do Tortosendo e que desde 2012 está radicado na Suíça, dedicando-se sobretudo a realizar trabalhos de gravura em baixo-relevo com motivos de cerâmica Portuguesa, realizou recentemente um trabalho, em portas para homenagear José saramago, revela em nota de imprensa.

No documento revela queque faz, sobretudo, gravuras “porque foi com esta forma de arte que o ‘’Homem’’ começou a escrever a nossa história nas cavernas há cerca de 40 mil anos. Eu pretendo usar a mesma forma de arte milenar para deixar memórias do nosso tempo presente para que fiquem registadas para o futuro’’.


No âmbito de uma iniciativa voltada para a comunidade portuguesa na Suíça, o público presente pode conhecer alguns dos trabalhos de Telmo Guerra. Uma das principais obras “talha” a imagem do escritor José Saramago em duas portas de madeira, que, lado a lado, dão lugar a um painel.

Telmo Guerra refere ainda que um dos seus maiores desejos é ceder a obra à Fundação José Saramago, em Lisboa, uma vez que este ano se celebra o centenário de nascimento do primeiro e único prémio nobel de literatura em Portugal.

Telmo Guerra, que tem como principais obras uma pintura para o Papa Francisco, peça para o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, peça para o Museu de António Guterres, presidente da ONU em Donas/Portugal, peça para o Comité Olímpico de Portugal, peça para o Comité Olímpico Internacional em Lausanne – Suíça, peça para o ”Mestre José de Guimarães”, peça para o ”Mestre Manuel Cargaleiro”, peça para a Cidade de La Chaux-de-Fonds, peça para a Federação Internacional de Voleibol em Lausanne, peça para a Cidade da Covilhã, entre outras iniciativas.