Câmara da Covilhã compra acervo do Notícias da Covilhã

Foi hoje aprovado por unanimidade, na reunião privada da autarquia, o contrato de aquisição do acervo e arquivo documental, bem como o imóvel onde funcionou alguma parte gráfica do jornal “Notícias da Covilhã”, uma compra que envolve cerca de 214 mil euros.

Sem edição impressa desde março, a Diocese da Guarda, detentora dos edifícios e do título Notícias da Covilhã, propôs à autarquia a aquisição do jornal e de todo o seu património, “por alturas da primavera”, o que a Câmara rejeitou por, “legalmente, não o poder fazer”, afirmou Vítor Pereira.


Em contrapartida, e por querer “preservar a história da Covilhã”, recuperar e disponibilizar publicamente o arquivo, que tem “uma história que é nossa, é da Covilhã”, Vítor Pereira disse, aos jornalistas, que propôs a aquisição de um edifício em ruínas, onde, em tempos, estiveram algumas máquinas de tipografia, contíguo ao estacionamento do Notícias, e o próprio terreno do estacionamento, bem como de todo o espólio da publicação, desde documentos à maquinaria antiga. O objetivo é, agora, construir um espaço museológico, chegando a acordo com a Diocese.

Vítor Pereira sublinhou que a aquisição “é, também, um bom pretexto para recuperar e revitalizar aquela zona”. Segundo explica, o acervo foi avaliado em cerca de 105 mil euros e os edifícios em 109 mil.

O autarca avança ainda que “nesta matéria há uma boa notícia”, frisando que a Diocese garante que já foi efetuada a venda do título, sem especificar quem são os investidores, avançando que a garantia que tem é que, “em breve, voltará às bancas e os postos de trabalho são assumidos” pelo novo proprietário, referiu.

Os vereadores da oposição votaram favoravelmente este negócio, por estar em causa a preservação do património do jornal, que deve ser exposto e ficar disponível para a Covilhã e quem o quiser consultar.