Míscaros – Festival do Cogumelo no Alcaide entre 18 e 20 de novembro

Míscaros – Festival do Cogumelo 2022 decorre na aldeia do Alcaide entre 18 e 20 de novembro. Um evento que tem intuito de explorar o forte património fúngico do país com mais de 530 espécies, entre as quais se destacam os míscaros que nascem nas encostas da serra da Gardunha, frisa a organização.

“Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha”, está descrito na nota de imprensa.


A 13ª edição do festival inspira-se “no mundo mágico de Harry Potter” e vai contar com mais de 50 tasquinhas e restaurantes que vão servir iguarias que terão como elemento central o cogumelo.

Estará presente um conjunto de chefs de cozinha que irão demonstrar toda a sua criatividade na Arena de Show Cooking Joe Best. Este local irá ainda receber uma prova de harmonização de vinhos da Beira Interior com cogumelos, uma sessão multicultural em que a comunidade migrante do Fundão irá confecionar pratos da sua cultura gastronómica, assim como a promoção de novos talentos da cozinha, explica a organização.

No espaço denominado de Arena da Floresta e do Conhecimento, terão lugar palestras, debates, exposições e exibição de documentários dedicados ao conhecimento e proteção da floresta, com enfoque especial na riqueza e diversidade micológica da serra da Gardunha, num programa com curadoria científica de Anabela Marisa Azul.

Ao longo do festival irão decorrer diversos passeios micológicos. Mediante inscrição prévia, os participantes poderão fazer um passeio pela floresta, apanhar cogumelos e fazer uma prova de degustação na Casa do Cogumelo.

Este evento tem a organização da Liga dos Amigos do Alcaide, da Câmara Municipal do Fundão e da Junta de Freguesia do Alcaide.

Consulte todas as informações sobre o evento AQUI