Feira da Castanha: Uma tradição que a Junta de Freguesia do Ferro pretende “manter viva”

A Feira da Castanha é uma tradição que a Junta de Freguesia do Ferro pretende “manter viva”, de modo que os produtores possam “promover e escoar os seus produtos”, além de mostrar o que esta freguesia tem para oferecer, nas diferentes áreas, adiantou o presidente da Junta de Freguesia, Gilberto Melfe, em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

Com um aumento de produtores inscritos no evento, o presidente da freguesia mostra-se expectante de que a adesão supere o ano anterior.


“Espero que o número de visitantes também aumente e que a feira cresça, cada vez mais, ano após ano”, sublinhou Gilberto Melfe.

À semelhança das edições anteriores, a Feira da Castanha conta com o tradicional magusto, animação de rua, assegurada por grupos locais, e uma ação de reflorestação, que Gilberto Melfe destacou como “substituição da caminhada da Rota dos Castanheiros”.

Com o mesmo percurso da habitual rota, o presidente da Junta de Freguesia do Ferro sublinhou a importância desta alteração, devido ao incêndio que deflagrou na localidade no dia 17 de julho, acrescentando que o objetivo passa por “reflorestar a serra, novamente, plantando bolotas”.  

Com um percurso de oito quilómetros, a caminhada terá início às 09:00. Tem um custo de 2,5 euros, com reforço incluído, e as inscrições podem ser feitas através do número 275 241 255.

O ponto alto deste evento é o Magusto Comunitário, onde os visitantes, para além da castanha, poderão, também, provar jeropiga.

Com lugar no dia 13 de novembro, a 22ª edição da Feira da Castanha irá decorrer no Pavilhão Desportivo da Associação Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro.