Fundão, Manteigas e Vila de Rei recebem Bandeira “ECOXXI”

Em 2022 candidataram-se à Bandeira Verde ECOXXI 59 municípios e os três da Beira Interior que o fizeram, Fundão, Manteigas e Vila de Rei, conquistaram o galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE.

A associação, destaca que foram atribuídas 54 bandeiras, depois de “uma das maiores participações registadas ao longo das 16 edições do programa”


O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A Bandeira Verde ECOXXI, é atribuída a todos os municípios cujo índice global é igual ou superior a 50%. No caso do Fundão, obteve um índice de cerca de 70%, informa a Câmara Municipal em nota de imprensa.

A distinção visa reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável.

Os resultados foram anunciados publicamente no dia 27 de outubro, durante a cerimónia de Entrega do Galardão 2022 Bandeira Verde ECOXXI, que se realizou no Fórum Cultural de Ermesinde.

Neste ano de 2022 os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Educação Ambiental – Programas FEE; Implementação do Programa Bandeira Azul; Participação, Cidadania e Governança; Informação disponível aos munícipes; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação em Sistemas de Gestão de Qualidade; Áreas Classificadas (âmbito Conservação da Natureza); Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Ordenamento do Território e Ambiente Urbano; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade da Água para Consumo Humano; Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Eficiência Energética na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Qualidade do Ambiente Sonoro; Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável; Turismo Sustentável; Medidas de Sustentabilidade em Contexto de Pandemia.