UBI: Sete áreas em destaque no ranking Times Higher Education

As áreas de Gestão e Economia, Ciências Sociais, Ciências Computacionais, Engenharia, Ciências da Vida, Clínica e Saúde e Física estão em lugar de destaque no World University Rankings 2023 by subject, “que elenca as instituições de Ensino Superior que mais se destacam pela qualidade no plano internacional”, pode ler-se em nota de imprensa.

Economia encontra-se no patamar mais alto do conjunto da Universidade da Beira Interior (UBI), no ranking designado “Business and Economics”, mantendo a posição do último relatório (301-400).

A área de Ciências Sociais (“Social Sciences”) está, também, em evidência pela “evolução registada”, que se traduziu na subida do nível 501-600 para o patamar 401-500.

Informática (ranking “Computer Science”) mantém a posição no nível “401-500”, que tinha alcançado anteriormente.

Os rankings setoriais do The Higher Education (TH) referem, ainda, Engenharia (“Engineering”), na posição 501-600; Ciências da Vida (“Life Sciences”), na 601-800; Clínica e Saúde (“Clinical and Health”), no 601-800; e Física (“Physical Sciences”), em 601-800.

Segundo a mesma fonte, o World University Rankings 2023 by subject, que apresenta, anualmente, as áreas científicas mais importantes do mundo, é elaborado a partir dos mesmos 13 indicadores de desempenho do World University Rankings, “fornecendo informações rigorosas sobre o ensino, a investigação, a interação com a indústria e a competitividade internacional”.

De acordo com a UBI, em cada edição, são incluídas centenas de novas instituições de Ensino Superior, aumentando o nível de exigência e competitividade entre academias.


Para a elaboração das listas deste ano foi avaliado um número recorde de 1799 universidades de 104 países.