“Natal com Arte” arranca amanhã com música, dança e o Pai Natal na Praça do Município

Arranca amanha, às 15:00, a programação da iniciativa “Natal com Arte”, um cartaz elaborado pela Câmara Municipal da Covilhã que vai decorrer até dia 8 de janeiro. O evento vai para a 6ª edição e faz já parte da traição dos covilhanenses, e dos visitantes nesta quadra, sublinhou Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia.

Na conferência de imprensa de apresentação do programa, esta manhã, a autarca sublinhou que é perfeitamente percetível que “o Mercadinho de Natal, por exemplo, tem uma adesão muito grande e há sempre muita gente no principal espaço do Natal com Arte que é a Praça do Município”, disse, sublinhando que a partir daqui o público procura outros espaços e outras atividades que decorrem neste âmbito e que compõem o programa.


“Sentimos uma evolução muito grande, os vendedores no mercadinho dão-nos conta disso”, vincou, frisando que esta é também uma forma de promover o comércio local. “São pequenos negócios, mas muito importantes para alguns dos participantes”.

Para além deste Mercadinho de Natal, instalado na Praça do Município e cuja abertura acontece amanhã, dia 1, às 15:00, neste local está também a já tradicional Casinha do Pai Natal e o carrocel que é gratuito para as crianças.

A iniciativa solidária, “Neste Natal adote uma árvore”, em que se pode trocar bens alimentares por azevinho, é também reeditada.

Amanhã, dia 1, a partir das 15:00 haverá canções de Natal, a partir da varanda da Câmara Municipal, danças, pelo grupo Dança em Movimento, a “sempre aguardada” chegada do Pai Natal e será acesa a iluminação.

Este ano, e face às recomendações de poupança de energia, a iluminação irá ter um horário mais reduzido, foi também explicado. De segunda a quinta feira estará acesa entre as 18:00 e as 23:00 e às sextas e sábados funcionará até à meia noite. Apenas na Noite de Natal e na passagem de ano terá um horário mais alargado.

De resto, e no vasto programa, há diversas oficias de Natal programadas em parcerias com a Modatex e a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã.

Exposições, Animação de Rua, Rotundas com Arte, decoradas pelas diversas escolas e Hora do Conto especial Natal são outras atividades que irão decorrer ao longo certame.

Neste programa destaque para dia 10 de dezembro e para a iniciativa “Mega Bolo-Nevão” que terá lugar às 15:30 na Praça do Município.

Trata-se de um momento de partilha de um bolo gigante, que será acompanhado do “tradicional chá da Covilhã”, explicou Regina Gouveia, vincando que também aqui se vai apelar à sustentabilidade e tradição.

“O chá será servido em copo próprio do Natal com Arte que este ano será oferecido. No próximo ano será colocado à venda, o que quer dizer que se espera que se guarde o copo para utilizar no próximo ano”, destacou.

“Desde o início que pensámos que o Natal deveria trazer artistas para o programa, sobretudo artistas locais, com expressões artistas diferentes e ligar tradições à inovação e temos procurado faze-lo”, disse a autarca, explicando que a inovação nesta sexta edição estará patente, num espaço diferente, na Praça do Município, em que o burel estará em destaque.

No programa constam ainda diversos concertos, no Teatro Municipal da Covilhã e em outros locais da cidade.

Pode consultar o programa completo nas páginas oficias do Município nas diversas redes sociais.