Pedro Flávio sucede a Pedro Farromba na Federação de Desportos de Inverno

Pedro Flávio foi ontem eleito presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal. A assembleia eleitoral decorreu na sede da Federação e Pedro Flávio foi candidato único.

No organismo há 12 anos, Pedro Flávio afirma que “é o conhecimento profundo” que tem de todos os projetos da Federação, que o levou a apresentar-se a sufrágio.


“Nos últimos 13 anos a Federação cresceu e mudou muito e eu percebi que era preciso alguém que estivesse dentro dos projetos para assumir esta posição, e foi por isso que decidi candidatar-me”, disse em declarações à Rádio Clube da Covilhã.

Frisa que aprendeu muito nos últimos anos. “Conheci novas modalidades que agora tutelamos, e ganhei esta vontade de dar continuidade ao projeto, que é de extrema importância para o desporto”, frisa.

Com a sua equipa afirma que se pode esperar para o futuro “estabilidade” e a “continuidade” dos projetos que estão em mão, mas, também, “novos desafios”.

Avança que tem a intenção de voltar a organizar uma prova internacional, como a que ocorreu em 2012/13, referindo-se ao Snowboard Urban Fest Covilhã, e a construção de um pavilhão para desportos de gelo no país.

“Para já ainda não há localização, sendo certo que não será na região”, justificando que “pela dimensão e pelo número de pessoas de utilização diária será num grande centro urbano”, sublinha.

Rd – federação desportos inverno 4

A aposta em projetos para captar novos atletas, como o Ski for All, agora na versão ICE, a decorrer no Ice Arena, nas Penhas da Saúde, para introduzir os alunos das escolas aderentes na patinagem, é outra das atividades para manter.

A visita a escolas com pistas sintéticas para mostrar os desportos de inverno, bem como realizar parcerias com a UBI, para ali implementar essas pistas e “levar lá miúdos das escolas para que os alunos da UBI mostrem o que aprendem na cadeira de desportos de inverno”, é outro dos projetos a realizar, disse ainda Pedro Flávio.

Rd – Federação Desportos inverno 5

Pedro Farromba, presidente cessante, em declarações a RCC, afirma que, embora haja sempre mais para fazer numa Federação como esta, sai com um cenário diferente do que encontrou há 13 anos, e para melhor.

“Acho que conseguimos dotar a Federação de um conjunto de recursos importantes. Tem uma situação estável do ponto de vista financeiro, tem mais modalidades, mais atletas, diversificamos as fontes de financiamento e é um organismo sólido, respeitado em Portugal e fora de Portugal”, descreve, concluindo que a “Federação está, do ponto de vista organizacional muito melhor, do ponto de vista desportivo com melhores resultados e mais visibilidade e do ponto de vista financeiro mais sólida”.

Pedro Farromba afirma que este trabalho foi feito por etapas, numa primeira fase foi importante o trabalho de “pacificação” do clima que se vivia, depois as questões financeiras, “que eram críticas ao início”, o que por arrasto trouxe “mais atividades e mais atletas”.

Destaca ainda a diversificação da atividade da Federação que se conseguiu, por exemplo, com a Pousada da Juventude, concluindo que “está feliz” com o que conseguiu nestes últimos 13 anos.

Pedro Farromba, frisa ainda que vai continuar no apoio à direção agora eleita e destaca o facto de o processo eleitoral ter decorrido de forma natural, até porque a “Federação tem 25 de funcionários, estando em causa 25 famílias que diretamente dependem deste organismo”, disse.

Para além de Pedro Flávio, eleito presidente da Federação, para a direção foram eleitos Jaime Rendeiro, João Fidalgo, David Silva, Ana Sousa, João Cardoso e Pedro Farromba.

A Mesa da Assembleia é presidida por Ricardo Fernandes, o Conselho Fiscal por David Fontes Neves, o Conselho de Justiça por João Bernardo, O Conselho de Disciplina por Alexandra Ferreira, e o Conselho de Arbitragem por Ana Batista.