Projeto de alunos da UBI vence concurso Born for Knowledge

Com o objetivo de “diminuir os problemas da pegada ambiental e baixa produtividade na área da construção civil”, o projeto BoB – Building Out of the Box, desenvolvido Pedro Silva e Bruno Gomes, alunos da Universidade da Beira Interior (UBI), foi um dos vencedores deste ano do concurso Born for Knowledge (BfK), tendo recebido um prémio da Agência Nacional de Inovação (ANI).  

De acordo com a UBI, a proposta pretende “contribuir para tornar o setor mais sustentável e ajudar a reduzir a pegada ambiental através de impressão 3D, atuando em três vertentes: digitalização do processo comercial de empresas de impressão 3D de betão e outras argamassas; impressão 3D de elementos estruturais e decorativos; e, ainda, na investigação e desenvolvimento de materiais de impressão através do aproveitamento de resíduos industriais e de minas”.


Recorde-se que o projeto está a ser desenvolvido no Município do Fundão, onde os promotores “estão a digitalizar prédios devolutos e a desenvolver módulos para encaixarem nas estruturas existentes”, segundo a ANI.

“BoB” é uma das investigações em desenvolvimento na unidade de I&D da UBI, C-MADE – Centro de Materiais e Tecnologias de Construção.