UBI promove homenagem a José Pinto Peixoto no centenário do seu nascimento

A Universidade da Beira Interior (UBI) comemora o Centésimo Aniversário do nascimento de José Pinto Peixoto, “uma referência nacional no campo da ciência, que teve ainda um papel incontornável no crescimento da academia ‘ubiana’”, destaca a UBI.

O evento está agendado para amanhã, dia 11, abrange palestras científicas, mas também vai dar a conhecer o homem e o professor, que marcou muitos dos que fazem ainda parte da UBI, refere a universidade.


A cerimónia de abertura, marcada para as 9h30, conta com a participação do Reitor, Mário Raposo, e os presidentes do Instituto Coordenador da Investigação, António Tomé, e do Grupo de Missão que organizou esta comemoração.

Às 10:00, tem lugar a parte do programa designada “Testemunhos”, onde antigos Reitores, colegas e alunos, bem como familiares de José Pinto Peixoto, vão apresentar memórias das várias facetas do destacado geofísico e meteorologista.

As comemorações continuam às 14h30, com a intervenção da Vice-Reitora para a Investigação, Sílvia Socorro, a anteceder quatro palestras científicas versando tópicos da área de investigação do homenageado.

Os oradores serão Pedro Miranda (presidente do Instituto Dom Luís), Fátima Espírito Santo (vice-diretora para a área da Meteorologia do Instituto Português do Mar e da Atmosfera), António Tomé (docente da UBI) e Fernando Carvalho Rodrigues, outro renomado cientista nacional membro dos Conselhos Científicos do Instituto Politécnico da Covilhã, do Instituto Universitário da Beira Interior e da UBI, que lhe atribuiu o título de Doutor Honoris Causa, em setembro de 1995, por proposta do então Reitor, Cândido Passos Morgado.

O Porto de Honra, às 17h30, fecha o evento que foi organizado pelo Grupo de Missão criado pela UBI para dar destaque à efeméride, constituído por cinco docentes da UBI, representativos de cada uma das cinco faculdades.