“Da Teia à Plateia”: Programa pretende aproximar comunidade e TMC

Aproximar e despertar a comunidade, formando públicos para que “não sejam meros consumidores de cultura”, mas entusiastas da sua fruição. Trazer pessoas ao Teatro Municipal e levar o TMC às diversas freguesias, são objetivos do programa para 2023 do Serviço de Comunidade e de Mediação de Públicos do Teatro Municipal da Covilhã, que hoje foi apresentado em conferência de imprensa, denominado “Da Teia à Plateia”

Dividido em quatro ações, “que se complementam entre si”, explicou Inês Barros, coordenadora do serviço, o programa divide-se em ‘Oficinas Artísticas’, ‘O TMC fora de si’, ‘Os palcos do TMC’ e o ‘TMC convida’.


Na área das oficinas artísticas, haverá ações pontuais, direcionadas às escolas, por exemplo, com formações intensivas a realizar no Teatro Municipal. Terá ainda uma ação regular, composta por uma oficina de teatro, destinada a todos os públicos, com inscrições abertas a partir de hoje, explicou a responsável.

O ‘TMC fora de si’ é uma das “ações chave” em que se pretende levar sessões artísticas às várias freguesias do concelho, pretendendo “despertar a curiosidade para as artes”.

O ‘TMC convida’ tem programadas visitas guiadas ao espaço e conversas/debate, em que se desafiam jovens, professores e educadores a iniciar debates, que podem evoluir para laboratórios dramáticos que pretendem usar o teatro como ferramenta, disse a responsável.

‘Palcos do TMC’ inclui programação para a infância, juventude e famílias e será também “um desafio à criação”. É neste âmbito que serão apresentados “os resultados das oficinas artísticas” desenvolvidas neste projeto, vincou ainda Inês Barros.

Ações que pretendem criar “entusiamo nos espetadores para que não sejam “meros consumidores de cultura”, disse.

“Pretendemos que o TMC seja o anfitrião deste espaço, onde as pessoas se possam aproximar das manifestações artísticas de uma forma mais íntima e pessoal reforçando a relação artista-espetador”, vincou.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura na Câmara Municipal da Covilhã, frisa que, para a autarquia, “é muito importante que se trabalhe a ligação da comunidade ao TMC”, como espelha este projeto.

“Sinto que o precisamos de fazer de várias formas e esta ação pode ser muito importante. Mostrar que o teatro tem mais espaço na vida das pessoas e de determinados grupos, do que apenas através da programação”, realçou, vincando que desta forma se está “a trabalhar a importância da cultura, a valorização das artes, mas também a promover mais fruição cultural”, vincou.

Rui Sena, diretor do Teatro Municipal da Covilhã frisa que “sair da cidade e estar perto das comunidades” é uma das “ferramentas mais importantes deste projeto”, vincando que pode servir para combater a interioridade que se sente no interior do interior do concelho.

“Poder estar perto das comunidades, sabendo as dificuldades que há em transportes, é uma das ferramentas mais importantes que nós temos”, disse.

Destaca que o programa no seu todo pode ser um combate à interioridade. “Se achamos que, a nível nacional, o interior não é tratado, é destratado, também existe o interior do concelho. Devemos ter um olhar muito específico sobre o que é e o que podemos fazer para que as pessoas sejam tratadas de igual modo”, disse.

Pode inscrever-se nas oficinas de teatro AQUI

Para as crianças dos 4 aos 6 anos vai funcionar às quartas-feiras, das 17:30 às 18:30. Dos 7 aos 11, à quinta-feira, das 18:00 às 19:30. Dos 12 aos 17 à quarta-feira, das 16:30 às 17:00 ou das 18:30 às 20:00 e para adultos, à quarta ou quinta-feira das 20:00 às 22:00.