Fundão recebe bandeira verde por ser “Autarquia Familiarmente Responsável”

A 14ª edição do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu bandeira verde, ao Município do Fundão, por ser “familiarmente responsável”, segundo a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.

Nesta edição, o número de municípios distinguidos por práticas efetivas de apoio às famílias aumentou para 95, tendo sido distinguidas mais 11 câmaras municipais que no ano passado, o que representa um aumento de 13% face à edição anterior.


Na edição deste ano, o número de câmaras municipais “amigas das famílias” aumentou em 13%, tendo sido distinguidas mais 11 do que no ano passado.

Para se chegar ao número de autarquias hoje conhecido foram várias as áreas sujeitas a avaliação, nomeadamente o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

“As 95 autarquias premiadas promoveram o alargamento da gratuitidade em alimentos, medicamentos, transportes, desporto e cultura, algumas das quais para incentivar a natalidade, atribuíram um prémio monetário e a abertura de uma conta bancária”, pode ler-se no comunicado da associação.

Na região da Beira Interior, mais dois municípios foram reconhecidos com bandeira verde, sendo eles Oleiros e Vila de Rei.  

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes terá lugar dia 26 de janeiro em Coimbra.