Juramento de Hipócrates: “Há motivos para termos esperança de que vão valorizar o nosso trabalho”

Durante a cerimónia do Juramento de Hipócrates, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou ter “esperança no futuro da medicina”, realçando que “é preciso mostrar aos políticos que um médico é muito mais do que médico”.

Vincando que “está num momento crítico”, Miguel Guimarães abordou o atual Serviço Nacional de Saúde (SNS), mencionando o nome do atual ministro da saúde, Manuel Pizarro, e o trabalho que tem vindo a desenvolver, “motivo pelo qual devemos ter esperança”.


“Há motivos para termos esperança de que vão valorizar o nosso trabalho, alcançar melhores condições e conseguirmos ser ouvidos”, destacou o bastonário da ordem dos médicos.

Na sequência do 84ª aniversário da Ordem dos Médicos, que teve lugar no dia 24 de novembro, Miguel Guimarães revelou que “o desenvolvimento da formação especializada atingiu um elevado indicador a nível internacional”, destacando-se como “um dos motivos que permite, ao país, ter uma melhor saúde”.

“Nestes 84 anos, podemos estar gratos pelo trabalho que todos os médicos fizeram”, frisou ainda o bastonário.

A cerimónia teve lugar no sábado, dia 3, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI), onde dezenas de jovens médicos receberam a sua cédula profissional.