Peso: Projeto “Cuidar em Casa” reiniciado com “novos parceiros”

O Projeto “Cuidar em Casa”, do Centro Social Comunitário do Peso, irá ser “reiniciado com novos parceiros, dada a importância e o impacto que teve na comunidade, ao nível dos serviços prestados ao domicílio”, avança a organização em nota de imprensa.

De acordo com informação avançada no mês passado por Rui Amaro, presidente do centro social e da UF de Peso e Vales do Rio, estava previsto o projeto chegar ao fim “por falta de apoios”.


Em declarações à RCC, o presidente do centro social revelou que tinham sido solicitados “um apoio à Câmara Municipal da Covilhã e um protocolo ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social”, sendo que “não foram obtidas respostas de ambas as entidades”.

Segundo a nota de imprensa enviada ontem, dia 17, a direção reuniu com diversas entidades, de forma “a garantir o financiamento e poder dar continuidade ao projeto”, que continuará a ser dinamizado pelo Centro Social Comunitário do Peso e, numa segunda fase, contará com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã e da UF de Peso e Vales do Rio.

O projeto “Cuidar em Casa” tem como objetivos “ajudar a resolver o isolamento físico e social e combater a evolução de patologias que degradam a qualidade de vida do idoso, acentuam a sua perda de autonomia e antecipam a necessidade de institucionalização”.

Recorde-se que a equipa que integra o projeto é composta por um animador sociocultural, um fisioterapeuta, um psicólogo e auxiliares de ação direta, “que atuarão junto dos idosos isolados, de âmbito concelhio, com parcerias a desenvolver com as IPSS”, pode ler-se ainda na nota de imprensa.