Seia: Cabeça volta a ser a “mais genuína e ecológica Aldeia Natal”

A Aldeia de Montanha de Cabeça, entre hoje (17) e dia 6 de janeiro volta a ser a “mais genuína e ecológica Aldeia Natal de Portugal”, destaca o município de Seia.

Segundo a autarquia a 10.ª edição do evento ‘Cabeça Aldeia Natal’ “volta a dispensar o Pai Natal” e aposta em decorações que são naturais e 100% sustentáveis e feitas “com a vontade, criatividade e engenho das gentes da aldeia”.


O município de Seia refere em comunicado que a serra da Estrela e a Aldeia de Montanha de Cabeça “servem como pano de fundo para a Festa de Natal mais ecológica de Portugal”.

De acordo com a nota, “há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal”. “Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da Natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho e ainda outros materiais reciclados e que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos”.

Segundo a autarquia “todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do município de Seia”.

Durante a décima edição deste Natal na Aldeia, as casas dos habitantes estão abertas e transformam-se em tasquinhas com todas as iguarias da região e da quadra. Os visitantes podem aprender a fazer doces típicos; a decorar uma mesa de Natal; a cozinhar um prato típico da Ucrânia, num workshop guiado por Hanna Buyarska, uma ucraniana que reside em Seia; a construir brinquedos e os miúdos poderão ouvir contos e os sons da aldeia num concerto especial.