Docente da UBI escolhida para curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza

Andreia Garcia, docente na Universidade da Beira Interior (UBI), será a curadora da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza, com inauguração marcada para 20 de maio do próximo ano.

De acordo com a instituição, a sua proposta para o Pavilhão de Portugal pretende refletir sobre “a escassez da água doce a partir do território nacional”.


A 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que terá como curadora-geral a arquiteta e escritora escocesa-ganesa Lesley Lokko, tem como tema “O Laboratório do Futuro”.

A proposta para o Pavilhão de Portugal, que ficará situado no Palácio Franchetti, tem como título Fertile Futures. Segundo o comunicado da Direção-Geral das Artes (DGArtes), a exposição pretende refletir sobre “o contributo da arquitetura no redesenho do futuro descarbonizado, descolonizado e colaborativo, respondendo diretamente à convocatória de Lesley Lokko”.

De acordo com a DGArtes, a exposição do Pavilhão de Portugal terá o seu foco “em sete hidrogeografias portuguesas” profundamente marcadas pela ação antropocêntrica — Bacia do Tâmega, Douro Internacional, Médio Tejo, Albufeira do Alqueva, Rio Mira, Lagoa das Sete Cidades e Ribeiras Madeirenses. Para o efeito, foram convidados sete jovens ateliers, em colaboração com sete outros especialistas (geógrafos, arquitetos paisagistas, antropólogos e engenheiros do ambiente), de forma “a propor reservatórios do futuro”.

A DGArtes refere que esta colaboração proporá modelos “para um amanhã mais sustentável, saudável e equitativo, em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies”.

A escolha do projeto curatorial e expositivo foi feita através de um concurso limitado de seleção, para o qual foram escolhidos os arquitetos e curadores Andreia Garcia, Ricardo Carvalho e o Atelier do Corvo (Carlos Antunes e Désirée Pedro), prémio AICA em 2021.

A escolha de Andreia Garcia foi feita por um júri constituído por Paulo Carretas, técnico superior da DGArtes e coordenador, Joaquim Moreno, Isabel Ortins Simões Raposo, Julia Albani e Nuno Grande.

Andreia Garcia é professora de Projeto de Arquitetura na Faculdade de Engenharia da UBI, função que acumula, desde o ano passado, com o cargo de vice-presidente da mesma faculdade.