Álvaro Amaro reuniu com autarcas da CIM-BSE para debater agenda diferenciadora em zonas rurais

O eurodeputado social-democrata Álvaro Amaro reuniu na quarta-feira, dia 4, com autarcas da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, CIM-BSE, a quem transmitiu que “é chegada a hora” de, com o contributo da União Europeia (UE), o país aplicar “medidas diferenciadoras” para as regiões rurais.

O eurodeputado defende que se deve olhar para o Programa da Valorização do Interior, definido pelo Governo, e, com o contributo da UE, aplicar medidas que devem ser “diferenciadoras” neste território.


O encontro com os autarcas, que decorreu na Guarda, teve como objetivo a apresentação da “Visão a longo prazo para as zonas rurais da UE – Rumo a zonas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040”, e do relatório do Parlamento Europeu sobre esta matéria, aprovado na última sessão plenária de 2022, em Estrasburgo.

No final da reunião, o vice-presidente da CIM-BSE Flávio Massano disse aos jornalistas que “é sempre importante” receber um eurodeputado que é da região.

Também referiu que é preciso “olhar para o Interior e para os territórios rurais de uma forma diferente e com coragem política e com determinação” para inverter o cenário de um território que “está a ficar para trás” demograficamente, em termos de serviços e de ligação à Internet.

Flávio Massano lembrou, ainda, que a “grande estratégia” da CIM-BSE para o novo quadro comunitário é “a alta conectividade em baixa densidade” e que não haja no território “uma única casa ou uma única pessoa, onde quer que esteja, que não tenha acesso a rede telefónica, a rede móvel e a banda larga”.