Cerzir Afetos: Nova oportunidade de construir centro social motiva reeleição de Paulo Jerónimo

Paulo Jerónimo vai continuar à frente da direção da Cerzir Afetos, IPSS da Boidobra. Depois de em novembro ter avançado que não se iria recandidatar, o responsável voltou atrás “para não desperdiçar nova oportunidade para submeter candidatura ao PRR para construção do Centro Social”, que dotará a freguesia de centro de dia e apoio domiciliário.

As eleições decorreram ontem, ao final da tarde, e os 27 associados presentes votaram favoravelmente na única lista concorrente.


Aos associados, Paulo Jerónimo, explica que se trata “de voltar com a decisão atrás porque está na associação para a servir e não para se servir” e “não seria por orgulho, ou ego, que deixaria cair esta oportunidade”.

“Na assembleia geral disse e era um facto que não queríamos continuar, mas depois muita coisa aconteceu e nós, que andámos aqui a por esta associação de pé, a fazer em 4 anos o que muitos não fazem em mais tempo, a ganhar credibilidade na comunidade, não seria o nosso orgulho, e ego, a dizer que já tínhamos dito que não, não iriamos dizer que sim. quando viemos para aqui era para dotar a Boidobra das respostas socias que não tem e quando há uma janela de oportunidade para avançarmos não podíamos virar as costas”, explicou também aos jornalistas no final.

Paulo Jerónimo especificou que a meio de dezembro, para as áreas afetadas pelo incêndio no Parque Natural da Serra da Estrela, caso do concelho da Covilhã, abriram novas candidaturas ao PRR em que a construção do Centro Social da IPSS se enquadra.

A direção que o acompanha decidiu avançar com a candidatura, e, através da Junta de Freguesia conseguiram reunir com a Câmara Municipal da Covilhã que garantiu o apoio financeiro, de cerca de 20 mil euros, para pagar os projetos de especialidades. Explicou que o gabinete de arquitetura conseguiu faze-lo em tempo recorde e a autarquia aprovou e passou a licença de construção a tempo de submeter a candidatura, cujo prazo terminou a 19 de janeiro.

Um conjugar de vontades, traduzidas em apoio, que levaram Paulo Jerónimo a constituir a lista para novo mandato na instituição, vincou.

Paulo Jerónimo realça “a equipa reforçada” que o acompanha para o novo mandato e também o apoio dos sócios, que têm marcado presença nas últimas assembleias.

Está ciente que serão 4 anos de muito trabalho, destacata que “o projeto pode não ser aprovado, mas tem todas as condições para ser”, e caso não seja, têm “o projeto pronto, uma licença de construção na mão e poderão surgir outras oportunidades”.

A candidatura da Cerzir Afetos ao PRR é no valor de 416 mil euros, embora a obra, face aos dias de hoje tenha um custo muito superior. O Centro terá as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário.

Quanto aos órgãos sociais eleitos, a mesa da Assembleia Geral continua a ser presidida por Marco Gabriel, tendo como secretários Aurélio Amaral e Estefânia Costa.

A Direção é presidida por Paulo Jerónimo, acompanhado por João Sá Pinho, Edite Catalão, Jéssica Augusto e Gilberto Pires.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos José Pinto Almeida, José Justino e Bruno Serpa Santos