CMC garante que não haverá mais de 450 lugares de estacionamento pago à superfície

A Câmara Municipal da Covilhã garante, em comunicado, que na cidade da Covilhã não serão taxados mais de 450 lugares de estacionamento à superfície.

Este é um dos pontos que a autarquia esclarece em comunicado enviado à nossa redação, onde sublinha que o sistema vai entrar em vigor a 1 de fevereiro, e de forma faseada. No documento, a autarquia frisa que na próxima semana terá lugar a “apresentação do serviço e das fases de implementação”.


Recordar que no caso do estacionamento, Vítor Pereira, presidente da Câmara, já disse que apenas em final de abril começará a ser pago, no comunicado agora emitido reforça que será garantido, “aos residentes, estacionamento gratuito para o primeiro veículo, o pagamento anual de 15 euros do segundo e de 30 euros para o terceiro veículo”.

Já sobre o número de lugares e os locais de estacionamento taxado é explicado que “o número de lugares de estacionamento em silo-auto está condicionado pela capacidade máxima de cada silo”. Já “o número de lugares de estacionamento tarifado à superfície será a diferença para o total de lugares que o município está obrigado contratualmente a disponibilizar à concessionária por deliberação do Executivo Municipal, que oportunamente se deverá pronunciar sobre o seu número e a sua localização. Há, no entanto, uma certeza, a de que a totalidade dos lugares tarifados à superfície não excederá os 450, distribuídos em duas ou três zonas de estacionamento”.

É ainda referido que “as responsabilidades e direitos dos cidadãos e da concessionária, perante o Município, são aqueles que constam do contrato celebrado com a concessionária, auditado pela Autoridade de Mobilidade e Transportes, pela Autoridade da Concorrência e visado, pelo Tribunal de Contas e aprovado pela maioria do Executivo Municipal, na sua reunião de 21 de junho de 2021, com a abstenção dos Vereadores da oposição”, descreve o comunicado.

Entre as alterações introduzidas com o novo sistema de mobilidade a autarquia recorda que passará a existir uma APP de transportes da Covilhã; o passe mensal dá direito à utilização dos transportes rodoviários, elevadores e funiculares, mobilidade suave e parques de estacionamento; passe mensal gratuito para residentes nos elevadores e funiculares; manutenção do desconto de 50% para crianças e idosos; passe mensal gratuito para transportes escolares em todos os graus de ensino, incluindo o superior; os primeiros 30 minutos nos silos passarão a ser gratuitos; os portadores de passe mensal terão direito a 8 minutos diários de Mobilidade Suave, bem como a 15% de desconto no estacionamento de rua.

Nos transportes está prevista uma “Nova Linha da Serra até às Penhas da Saúde e Torre” e uma “Nova Linha da Universidade”.