Estrela do Zêzere celebra 55 anos com homenagem aos sócios mais antigos

O CCD Estrela do Zêzere da Boidobra celebrou ontem, dia 21, 55 anos de existência com um convívio entre associados, dirigentes e atletas, que decorreu no salão da coletividade e que serviu, fundamentalmente, para homenagear os sócios mais antigos do clube e as modalidades que ali se praticam, como forma de incentivo aos atletas, dirigentes e treinadores.

Durante a sua intervenção na sessão comemorativa, o presidente da direção do clube, António Freitas, relembrou os fundadores e todos os que contribuíram para que o clube tenha os pergaminhos que hoje apresenta. Um discurso de agradecimento em que incluiu, também, as anteriores direções, e os associados, “que com o seu trabalho e dedicação fizeram do clube o que ele é”, bem como os pais e os atletas que, semanalmente, dão vida à coletividade.


António Freitas destacou o investimento feito pelo clube, que tem aumentado ano após anos, o que tem feito com que “as alegrias também aumentem”, vincando que mesmo nas modalidades em que tal não acontece não é por falta de empenho dos atletas.

“Precisamos de mais para que o clube possa crescer, é essa a dinâmica, é isso que tem vindo a acontecer, ano após ano os gastos são maiores, mas também as alegrias o são e tenho a certeza de que mesmo nalguma modalidade em que não tivemos essa alegria, não é por falta de empenho e de esforço”, disse.

Recordar que no clube se praticam modalidades como matraquilhos, ténis de mesa, basquetebol, futebol e ginástica.

Marco Gabriel, presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, afirmou que “é um orgulho ter uma coletividade destas na freguesia”. “É um regozijo ver a sua dinâmica”, sublinhou.

“Para a Junta de Freguesia é um orgulho, é um regozijo ter esta instituição de utilidade pública, que cumpre um papel que o estado não consegue.  São as coletividades que se organizam para que haja desporto, cultura e lazer”, sublinhou o autarca, acrescentando que “olhando para as suas atividades, mais do que o futebol, nós que estamos aqui todos os dias ao lado, vemos a quantidade de pessoas que aqui vêm, as modalidades que aqui são praticadas, a quantidade de crianças que aqui vêm e isso para nós é que é importante, porque é mobilizador da freguesia”, disse.

Marco Gabriel, em termos de apoio, explica que a Junta de Freguesia implementou a contratualização com todos as coletividades, e, para além desse apoio, aprova apoios extra e neste caso comprometeu-se a ajudar o CCD com mil euros, para aquisição de uma carrinha.

Presente nesta cerimónia esteve José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro do associativismo e desporto na Câmara Municipal da Covilhã que também usou a palavra “orgulho”, felicitando os atletas e dirigentes que têm feito este percurso de sucesso.

“Homenageamos o passado, celebramos o presente e lançamos expectativas para o futuro” ao comemorar este aniversário, sublinhou.

Para além da atividade desportiva do clube, o vereador destacou, ainda, a atividade social inerente ao associativismo que a coletividade dinamiza.

“Para além do desporto há um conjunto de atividades que são dinamizadas. Atualmente uma coletividade não é apenas a sua atividade desportiva, é também a envolvência que tem na comunidade onde está inserida e por isso a Câmara Municipal só poderia estar aqui presente a agradecer esse trabalho e empenho”, vincou.

O vereador destacou a mudança de paradigma no associativismo no concelho, que teve por base a aprovação do regulamento de apoio ao associativismo, explicando que “desde que haja trabalho e ambição o município, através do regulamento, está ao lado e apoia”, para salientar que o CCD Estrela do Zêzere “é dos clubes que tem sabido aproveitar, tem trabalhado nesse sentido, fez uma caminho de evolução e em 2023 será a sexta associação mais apoiada, o que demonstra o trabalho que aqui está feito”, disse.

O vereador frisou ainda que estes apoios são “o reconhecimento do trabalho que as associações fazem em prol da comunidade”. Dando os parabéns a dirigentes, sócios, atletas e treinadores do CCD Estrela do Zêzere, exortou a que “continuem o trabalho em prol do desenvolvimento da associação e da comunidade” que dessa forma “os apoios só poderão aumentar”.