Nuno Fazenda garante que diferenciação positiva do Interior “é uma prioridade” no setor do turismo

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, garantiu hoje na Covilhã que a diferenciação positiva do interior é uma prioridade para o Governo e que, no setor do turismo, irá lançar em breve a “agenda” específica para este território, uma “aposta clara” no setor.

“É uma prioridade do Governo a diferenciação positiva do interior, e no caso do turismo vamos lançar uma agenda para o turismo no interior numa clara aposta de diferenciação positiva do interior, neste caso em matéria de turismo”, disse.


O governante falava aos jornalistas à margem da cerimónia de apresentação das medidas “Valorizar Comércio”, específica para os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela afetados pelo grande incêndio de agosto, e Consolidar +Turismo, que, sendo para todo o território, tem uma majoração especifica para os territórios do interior do país, e que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Covilhã.

Nuno Fazenda explicou que a linha Consolidar +Turismo “visa apoiar as empresas do setor, que tiveram apoio da banca durante o período de pandemia de Covid-19 e que agora, ao terem que pagar os seus empréstimos em 2023, vão poder financiar-se através deste apoio, recebendo até 40 mil euros sem juros e que só irão pagar depois de pagarem o seu empréstimo”, especificando que no caso dos territórios do Interior, em vez de 40 mil o montante máximo é de 50 mil euros e o prazo de pagamento passa de 1 para 2 anos.

Já o programa Transformar Comércio, destina-se a apoiar a fundo perdido, as micro e pequenas empresas do comércio a retalho, localizadas nos concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela mais atingidos pelos incêndios.

A medida conta com uma dotação total de 2 milhões de euros e uma taxa de financiamento de 80%, no valor máximo de 7.500 euros por empresa.

“Trata-se de modernizar o comércio, de apoiar as ruas direitas como a que temos aqui em baixo, de apoiar os nossos centros históricos, de regenerar e modernizar o nosso comércio, é disso que se trata, disse Nuno Fazenda, vincando que este comércio “é a mostra dos nossos produtos locais, do que se produz no nosso território”.

Esta foi a primeira ação pública de Nuno Fazenda na sua terra natal, a Covilhã, enquanto Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, marcando o início da sua agenda neste ano de 2023 no interior, afirmando que este é “um sinal simbólico” da sua “prioridade política” que é “a afirmação do Interior”, disse.

Na sua intervenção especificou também que a Serra da Estrela será um dos territórios a ser alvo de campanhas de promoção, anunciando que em breve será lançada uma campanha para a Serra da Estrela, a “joia da nossa coroa, com um enorme potencial”, sublinhou.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, considerou “vital que existam apoios para este dois setores, comércio e turismo”, considerando que com estas medidas, Nuno Fazenda está a “cumprir a palavra dada”, referindo-se a compromissos eleitorais.

“Este á uma evidência do cumprimento da promessa, da palavra e do compromisso”, disse, vincando que se está a falar de “dois setores fundamentais da economia”, realçando que é importante que “estes apoios sejam aproveitados até ao limite.

Vítor Pereira exultou os empresários destes setores a elaborar candidaturas e reivindicou celeridade na sua análise e consequente pagamento.

“Quem monitoriza, acompanha e acaba por dar a ordem de pagamento, que é decisiva e fundamental, leva um ror de tempo. Não basta que se apresentem muitas e boas candidaturas se elas não foram bem, e rapidamente, avaliadas e as autorizações de pagamento existam”, disse

Referir que o programa Valorizar Comércio, tem uma dotação de 2 milhões de euros e os avisos de candidatura serão publicados dentro de dias. A Linha Consolidar +Turismo terá os avisos de candidatura publicados a 1 de fevereiro e tem uma dotação financeira de 30 milhões de euros.