Penamacor: Festa das Varas do Fumeiro regressa à freguesia de Aranhas

A Festa das Varas do Fumeiro regressa, em formato presencial, à freguesia de Aranhas, concelho de Penamacor, nos próximos dias 27, 28 e 29.

De acordo com a organização, o evento conta com animação de rua, concertos, demonstrações culinárias, tasquinhas, artesanato, animação infantil temática, teatro de rua itinerante e ainda o tradicional Festival de Folclore. O momento alto do certame é no dia 28, com o Desfile das Varas e o Leilão do Fumeiro.


A festa é inaugurada no dia 27, 18:00, sendo que, pelas 20:00, decorre o showcooking de gastronomia tradicional “À mesa com o fumeiro”. Às 21:30 terá lugar à atuação dos Cavaquinhos da Escola Geração Musical. A noite termina com o grupo de música tradicional “Siga a Farra”.

Já no dia seguinte, pelas 15:00, grupos de concertinas, os Picadinhos da Concertina e as Tresmoças cantam as Janeiras. Antes de arrancar, às 15:30, terá lugar o Desfile das Varas e Leilão do Fumeiro. Já de noite, destaque para mais um showcooking de gastronomia tradicional “À mesa com o fumeiro”, às 20:00, e para o concerto do grupo de música tradicional 7 Saias, pelas 22:00.

No último dia, pelas 14:00, atua o Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel D’Acha e, às 18:00, terá lugar mais um showcooking de gastronomia tradicional “À mesa com o fumeiro”. O Festival de Folclore atuará pelas 15:00 e contará com a participação do Grupo Pitarra – Espanha; do Grupo de Cantares do Pedrógão de S. Pedro – Beira Baixa; do Rancho Folclórico as Ligeirinhas de Antões – Pombal / Beira Litoral; do Grupo Folclórico U Fresnu – Espanha; e do Rancho Folclórico de Aranhas – Beira Baixa.

Durante o evento, a animação de rua estará a cargo do Grupo de Bombos do Barco, de As Fumeiras De Aranhas, dos Picadinhos da Concertina, das Tresmoças, dos Pifaradas e Gaitadas, dos Manta D’Ourelos, das Quinas de Sernancelhe, dos Fanfarrões da Beira, do grupo Silva e Desgarradas, dos Bombos de Valverde e dos Bordões da Beira.

Segundo o município, “a festa das varas do fumeiro pretende destacar o enchido, um dos produtos de excelência da Beira Baixa”, contribuindo para “unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas”.

O evento é organizado pelo Município de Penamacor, pela Junta de Freguesia de Aranhas e pelo Rancho Folclórico local.