Sistema de Mobilidade da Covilhã funciona “em pleno” a partir de julho

Em comunicado, a concessionária do Sistema de Mobilidade da Covilhã revela que os equipamentos e serviços estarão “disponíveis a 100%” a partir do dia 1 de julho.

No arranque do segundo semestre, a Covilhã Mobilidade disponibiliza dez novos autocarros, que visam “contribuir para reduzir a idade média da frota para 6,9 anos, ou seja, menos de metade da anterior concessão”; 200 trotinetas elétricas; 120 bicicletas, com 21 estações e 172 docas; 50 novos abrigos totalmente renovados; APP e novo site; e sistema de bilhética que “permite uma experiência multimodal contínua e tarifação progressivamente integrada entre serviços de autocarros, estacionamento, mobilidade suave partilhada, elevadores e funiculares”, descreve a concessionária no documento enviado à nossa redação.


O Grupo Transdev avança ainda que as bicicletas e trotinetes vão “oferecer oito minutos de utilização gratuita diária a estudantes do ensino secundário e superior e a utilizadores do passe mensal”, acrescentando que quem comprar um bilhete pré-adquirido “Covilhã Mobilidade” tem direito a quatro minutos de mobilidade suave gratuita.

Quanto aos elevadores e funiculares, o faseamento da operação prevê a entrada em funcionamento em março. De acordo com a concessionária, os residentes, estudantes e seniores com mais de 65 anos vão poder viajar gratuitamente.

Para maio, está prevista a entrada em funcionamento da nova gestão para o estacionamento, “operada pela Covilhã Mobilidade, através de um parceiro especializado”.

“As novas regras garantem que os residentes passem a ter estacionamento gratuito para um carro, seja à superfície ou em silo-auto”, sublinha a Trasdev em nota de imprensa.

Para todos os utilizadores dos silos-auto, os primeiros 30 minutos de estacionamento são gratuitos, sendo que os residentes e trabalhadores do comércio tradicional têm direito a 30% de desconto.

Também os detentores de passe mensal da Covilhã Mobilidade beneficiam de um desconto de 30% na avença dos silos-auto.

“No estacionamento à superfície, passam a existir, no máximo, 450 lugares tarifados”, vinca a concessionária, acrescentando que “a localização exata destes lugares será oportunamente definida por deliberação do executivo municipal”.

Segundo a concessionária do sistema de mobilidade, com estas medidas, o objetivo é “defender os direitos dos residentes e ordenar o estacionamento por toda a cidade”.

No documento, a Transdev destaca ainda viagens de autocarro gratuitas para estudantes do ensino secundário e superior.

“Com a entrada em operação dos diferentes tipos de oferta, os estudantes terão, também, viagens gratuitas em elevadores e funiculares”.

Em última nota, a concessionária sublinha que “é o início de uma concessão de 10 anos que vai permitir aos covilhanenses o acesso a um serviço de transportes multimodal que inclui novos autocarros, mais rotas, novos abrigos e a gestão de elevadores, funiculares, bicicletas, trotinetas, estacionamento e uma APP que assegura a ligação entre todos estes modos”, acrescentando que “a ambição é gerir a mobilidade urbana de forma a servir melhor um número maior de pessoas”.