Filial do Benfica por acaso: Aos 101 anos Tortosendo e Benfica é um clube de todos

O Sport Tortosendo e Benfica celebra hoje, dia 31, 101 anos. Filial do Sport Lisboa e Benfica por acaso, assume-se como um clube “aberto a todos”, até porque é filial das águias, mas podia ser de qualquer outro, explicou à Rádio Clube da Covilhã o presidente da direção. São, antes de mais, “um clube com identidade própria”.

“A nossa identidade mantém-se porque não somos a Casa do Benfica, somos a 4ª filial. Temos aqui a ata nº dois do clube, em que foi decidido em que clube de Lisboa é que esta associação se iria filiar. Podia até ser o Sporting, mas foi a votação secreta e os sócios decidiram que era o Benfica”, conta Jorge Vaz, vincando que “somos uma filial, mas não deixamos de ser uma associação do Tortosendo, a mais antiga por sinal. Temos a porta aberta a todos, não é necessário ser do Benfica”, reforça, contando que “já houve, inclusivamente, uma direção em que eram todos sportinguistas, o que só prova que somos um clube de todos”.


Fundado a 31 de janeiro de 1922, o clube encerrou ontem as comemorações do centenário. Uma festa que foi adiada devido à pandemia e que só agora foi possível. Reuniu em jantar de gala associados e o presidente da assembleia geral do Benfica, por impedimento de última hora de Rui Costa, presidente da direção do clube da luz.

Uma vida centenária que “tem muito peso” face à longevidade. É preciso reconhecer o trabalho “de todos os associados e dirigentes que fizeram com que chegasse até aqui”, frisa o presidente.

Reconhece que nas comemorações destes 100 anos, os atuais dirigentes “conseguiram dar mais vida ao clube”, com realizações significativas como foi a realização da prova de atletismo do centenário que querem repetir este ano.

“Demos mais vida ao clube, trouxemos mais gente para casa, reativamos o judo, fizemos uma corrida de atletismos que foi de tal forma marcante, que queremos realiza-la este ano”, relata Jorge Vaz.

Sobre uma das joias da coroa, o denominado Campo do Cabeço, não esconde que é intenção do clube reativa-lo, mas como campo multidesportos, não para futebol, uma vez que esta modalidade iria absorver receitas fundamentais para outras modalidades.

“Entre ter uma casa equilibrada e poder desenvolver atividades e ter uma casa desequilibrada porque uma das atividades consome todos os recursos, preferimos fazer mais atividades”, realça o dirigente. “Reativar o campo, que é nosso, está no nosso horizonte, mas para prática de vários desportos”, avançando que está em negociações com a AAUBI para esse efeito.

O clube desenvolve neste momento as modalidades de ginástica de manutenção e recuperação, ioga, judo, BTT e desportos motorizados no Tortosendo Motorizado. Jorge Vaz frisa que está aberto a outras sugestões “que se possam praticar, desde que haja os meios adequados”.

Sport Tortosendo e Benfica, a quarta filial do SL Benfica, com muita vitalidade aos 101 anos, sublinha o dirigente.