Covilhã: PCP acusa autarquia de desenvolver concessão dos transportes “de forma irresponsável”

Em nota de imprensa enviada à nossa redação, a Concelhia da Covilhã do PCP acusou a Câmara Municipal e a maioria PS de “desenvolver o processo de concessão dos transportes de uma forma irresponsável”.

“Fica provado que os custos da concessão a privados são superiores ao estudo inicialmente apresentado aos covilhanenses e aos eleitos da Assembleia Municipal, e que, já hoje, ultrapassam a solução apresentada para um serviço público municipal de transportes”, sublinha o PCP no documento.


A Comissão Concelhia afirma ainda que foi “graças à intervenção dos eleitos que foram incluídos, no passe gratuito, todos os estudantes do concelho, em vez da solução inicial, que só previa os estudantes residentes na área da concessão acima referida”, uma situação que também “se previa para a utilização dos ascensores e elevadores”, que, na proposta inicial, “só previa aos residentes da cidade terem reduções”.

“Também se confirma que a Câmara Municipal irá pagar a manutenção e conservação dos elevadores e funiculares com o concessionário a beneficiar da receita por eles gerada”, uma situação que a Comissão Concelhia do PCP considera “uma trapalhada que só vai beneficiar, mais uma vez, o privado”.

No documento, o partido acusa ainda o PS, PSD/CDS e “outros setores da direita” de demonstrarem e provarem “comunhão de ideias”.

No cerne desta questão, está a “aparente discordância entre PS e PSD quanto ao número de estacionamentos a pagar e, eventualmente, quanto às zonas com estacionamento taxado”, afirma o PCP, acrescentando que “o PSD, à semelhança do PS, sempre defendeu o pagamento do estacionamento à superfície”.

Para reiterar a sua posição, a Comissão Concelhia da Covilhã do PCP refere ainda “a abstenção do PSD/CDS e do Movimento de Novo Covilhã, aquando da deliberação da Câmara por este modelo de concessão a privados com o estacionamento à superfície a pagar”.

“O PCP e os seus eleitos sempre manifestaram a discordância quanto à necessidade do pagamento do estacionamento à superfície, que penaliza a população e a economia local”, vincam ainda os eleitos do partido.

Em última nota, a Concelhia do PCP salienta que “existem outras formas de evitar estacionamento abusivo em zonas comerciais e permitir o estacionamento de quem reside e visita a cidade”, apresentando, como exemplo, a contagem do tempo de estacionamento para não residentes.

Como propostas para “reforçar o serviço de transporte público, reduzir o trânsito de veículos e aumentar o número de lugares vagos de estacionamento”, o partido destaca “circuitos e horários adequados” e a “aplicação do PART para todos os residentes no concelho da Covilhã”.

“Mais uma vez, na Covilhã, com o PS, se perde uma oportunidade para a melhoria da mobilidade da sua população”, afirmam ainda os eleitos do PCP.