Mobilidade: CDS e PSD acusam PS de “mentir aos covilhanenses”

O Partido Socialista “mente aos covilhanenses”, acusam o CDS e o PSD, em comunicado conjunto, relativamente ao Sistema de Mobilidade da Covilhã.

De acordo com o documento, o PS “recusou-se” a votar propostas apresentadas pela coligação, em reunião de câmara, que, posteriormente, “foram apresentadas como grandes propostas” pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, na sessão solene comemorativa do dia da cidade.


Das propostas apresentadas, a coligação destaca “o transporte escolar gratuito para todos os alunos do ensino obrigatório; a redução de 20% do valor da fatura da água no último trimestre de 2022, de forma transversal, a todos os consumidores; a redução em 10% da taxa de IMI para o ano 2023; e o congelamento das rendas de habitação social do concelho da Covilhã para 2023”.

“Acusa-nos o Partido Socialista da Covilhã de criar alarme junto da população, por alertar para uma situação altamente lesiva de um contrato de mobilidade para o concelho, que demorou, imagine-se, 7 anos a nascer”, pode ler-se ainda no comunicado conjunto.

Segundo a nota de imprensa, o Partido Socialista “acusa” o CDS e o PSD “de alertar para um contrato que vai tarifar mais de 1000 lugares à superfície”, sublinhando que o PS “afirma que não vão passar de 450, uma diferença que, quando questionados, não conseguem explicar”.

Na nota de imprensa, sublinham que “a confusão está instalada no PS da Covilhã que, cada vez mais, se confunde com o município, porque vive em função das motivações partidárias e pessoais dos seus atuais dirigentes”.

A coligação recordou ainda a última campanha eleitoral, vincando que o CDS e o PSD disseram aos covilhanenses que, “se a coligação vencesse as eleições, tudo iria fazer para que o contrato do sistema de mobilidade, que então estava a aguardar visto favorável do tribunal de contas, não fosse assinado nos termos em que o PS os assinou”.

“Alertámos para as consequências ruinosas que ele iria trazer para os covilhanenses. Mas o Partido Socialista da Covilhã, de forma deliberada, omite este facto e prefere abusivamente comparar a nossa ação ao que acontece noutras latitudes do globo”, frisa ainda a coligação no documento enviado à RCC.

Em última nota, o CDS e o PSD afirmam que “seria bom que, quando o PS Covilhã faz afirmações contra a oposição, que o fizesse com base em evidências e não criasse factos políticos fictícios, destinados a desviar a atenção dos covilhanenses”.