UBI: Residências, pavilhões e espaços para desportos de inverno entre as novidades para 2023

Apesar da inflação ter dificultado alguns dos projetos que a Universidade da Beira Interior tem no terreno, são vários os investimentos que irá lançar em 2023, para “melhorar as condições dos alunos”, anunciou o reitor durante a tomada de posse dos novos órgãos sociais da AAUBI.

Entre os investimentos conta-se a requalificação das residências académicas, “que já deveria ter começado”, mas que, face ao aumento dos custos previstos inicialmente, está atrasado, ainda assim, frisa o reitor, a nº 3 deve entrar em funcionamento já no segundo semestre. Trata-se de um equipamento com 44 camas a concluir até final do mês de janeiro.


É também neste espaço, no antigo bar, que os alunos de ciências do desporto terão um espaço para fazer as suas refeições, através de um sistema de senhas, colmatando assim a falta de cantinas, explica Mário Raposo.

A área dos desportos de inverno, com a criação de um espaço específico para o efeito, com simuladores de esqui e curling, a instalar junto ao Cibercentro, no polo Ernesto Cruz, é outro dos projetos para 2023.

O reitor explica que esta será uma parceria com a Federação de Desportos de Inverno de Portugal e que servirá os alunos da UBI e toda a comunidade.

Os pavilhões desportivos terão intervenção nos balneários e iluminação, numa parceria com a Câmara Municipal da Covilhã.

Neste novo ano a UBI tenciona ainda remodelar a sua rede wireless, fruto de uma candidatura ao PRR Impulso. É uma reivindicação antiga dos alunos, uma vez que a rede está saturada, reconhece o reitor. Nesta área conta ainda substituir os computadores das salas de informática, avançou.

Atuar mais na ação social, reforçar o gabinete psicológico para colmatar os atrasos nas consultas na área da saúde mental e trabalhar no sentido de tornar a UBI sustentável em termos energéticos, são outros dos projetos em curso, elencou Mário Raposo na sua intervenção, no dia 6, na tomada de posse da AAUBI.