Gustavo Norte, antigo aluno de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim). Da direção, eleita para o biénio 2023/2024, faz parte também Pedro Lito, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI, com a função de secretário.
O presidente da FCS-UBI, Miguel Castelo-Branco, que já liderou a organização, integra os órgãos sociais da SPSim, como presidente do Conselho Fiscal.
A SPSim tem como objetivo “impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino nas ciências da saúde com recurso a simulação, através da dinamização de atividades de divulgação científica e de apoio à aplicação desta prática formativa”, pode ler-se no comunicado da universidade.
“A UBI tem tido um papel ativo na SPSim, tendo sido uma das impulsionadoras da sua criação”, sublinha a universidade, acrescentando que “o recurso à simulação na formação dos alunos é uma das componentes do modelo pedagógico inovador implementado no mestrado integrado em Medicina da FCS-UBI”.
Desta estratégia faz parte o LaC – Laboratório de Competências, que privilegia a simulação, nos seus diferentes níveis, como metodologia de ensino e aprendizagem que cria a ponte entre o ensino pré-clínico e a prática profissional.