UBI: Faculdade de Engenheira recebe evento internacional sobre soluções e materiais sustentáveis

O Exhibition of Sustainable Materials and Solutions decorrerá nos dias 1 e 2 de março na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (FE-UBI), integrando três momentos distintos: Simpósio Internacional: New construction with stones; Mostra de Materiais e Soluções Sustentáveis; e um Concurso de Ideias, aberto à comunidade.

De acordo com a instituição, o simpósio internacional apresenta alguns intervenientes da área da construção sustentável e contará com intervenções por parte de professores da UBI, representantes de empresas especializadas na área e decisores políticos da região.


“Ao longo dos dois dias do simpósio, estes intervenientes refletirão sobre novas tendências de construção em pedra e aplicabilidades de outros materiais sustentáveis”, pode ler-se no comunicado divulgado pela UBI.

A mostra tecnológica terá lugar no dia 2 de março, pretendendo “dinamizar as boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial regional, promover tecnologias, produtos e serviços inovadores já desenvolvidos ou em desenvolvimento, bem como estimular novas parcerias estratégias na região, na área dos materiais e soluções de construção sustentável”. É aberto às instituições parceiras do projeto INOVC+, empresas, profissionais do setor e investigadores.

Por fim, é igualmente promovido um concurso de ideias sob a mesma temática. Este concurso é direcionado à comunidade académica e sociedade em geral, devendo incorporar uma perspetiva de inovação e aplicação, com um prémio de 750€.

Segundo informação avançada pela universidade, com este projeto, “pretende-se promover o conhecimento gerado na academia, estimulando processos de cocriação com a indústria e a sociedade, sendo, igualmente, um espaço de afirmação e promoção da região da Beira Interior, como uma região rica em recursos naturais graníticos de características ímpares, bem como do seu cluster empresarial”.

O evento é promovido pelo C-MADE: Centre of Materials & Building Technologies, estando inserido no projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro.

Este projeto é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).